Veja também:

17 de abril de 2012

Das minhas esquisitices...

Desisti de tentar ser normal...

Considero-me uma pessoa com um alto coeficiente de adaptação. Tudo pode ser mudado: a língua, o clima, as roupas... Talvez por esta característica, eu possua a incapacidade de colocar os objetos sempre de volta no mesmo lugar onde estavam. Quando em salas de seminários, ou na época de estudos, na sala de aula, eu nao gostava de me sentar sempre no mesmo lugar. Mas como cada um tinha o seu, tentar possuir um lugar diferente era algo que incomodaria os demais.
Eu nao sei o porque. São poucas as coisas que me incomodam. Barulho nao é uma delas. Podem conversar alto, fazer festa, tocar guitarra. Nada disso me atrapalha a dormir. Alias, eu consigo dormir com facilidade em qualquer lugar, principalmente em salas de espera de consultórios, durante aulas com Power Point ou no ponto de ônibus. Mas tenho muita dificuldade para pegar no sono se houver alguma pessoa por perto com uma respiração profunda, audível. A frequência da respiração da pessoa alheia interfere na frequência da minha respiração e isso me impede de pegar no sono. Ronco então, é ainda pior. O ronco nao possui uma freqüência definida, é um ruído imprevisível, sem ritmo. Essa inconstância me irrita. Sim, me irrita.
Essa irritação se dá, acredito, porque eu dou uma extrema importância a todos os sons ao meu redor. Simplesmente, eu escuto tudo, principalmente cochichos. Quando estou trabalhando no escritório, sei exatamente onde cada um está, sem que me vire para olhar, apenas escuto o barulhos dos  passos. A maneira de andar, o tipo de sapato, são fatores que produzem uma batida diferente no chão.
É tamanha a importância do som para mim que eu costumo me lembrar das pessoas muito mais pela voz do que pela fisionomia do rosto.  A voz também me permite as vezes, identificar as emoções. Talvez porque eu tenha estado tanto tempo por aqui na Alemanha, sem entender muita coisa, que aprendi a interpretar os tons ao invés das palavras. Cheguei a um ponto que nao me importa o que dizem, e sim, como dizem. Recordo-me das frases mais do que das imagens. Seria isso um tipo de memória sonora?
Ironicamente, nao gosto de falar ao telefone. Das raras vezes que uso esse aparato, geralmente fico um tanto sem jeito. Prefiro conversar pessoalmente e quando nao é possível, por e-mail mesmo.
Um outro detalhe: eu tenho mania de contar as coisas que se repetem. Quantas vezes o palestrante ajeitou a gola da camisa, quantos cafés o rapaz da mesa ao lado toma, quantos cigarros o outro rapaz fuma por dia... Eu fico contando tudo, principalmente, o tempo. Sei que preciso de em média 3 minutos da minha casa ao ponto de ônibus, 12 minutos para comer o meu cereal e 25 minutos para limpar a sacada do meu quarto.
Tanta atenção ao tempo me faz planejar minuciosamente o meu dia todos os dias, com aquelas listinhas de afazeres e metas. Sempre fui assim, desde criança. Amo compromissos marcados com antecedência e nao gosto muito de programas de última hora . Faco exceção apenas para amigos e família.
Café é algo que eu bebo apenas socialmente, de vez em nunca, quando faco alguma visita e a pessoa oferece com todo o carinho: você aceita um cafezinho? Nao é que eu nao goste de café. O sabor me agrada e muito, mas os efeitos são catastróficos. Eu perco metade da minha coordenação motora após uma xícara de café. Tremo e fico extremamente ansiosa. Consigo viver sem café. As minhas compulsões são outras... Eu consigo devorar um pode de mel em um dia (algo em comum com o ursinho Pooh), ou então comer meio quilo de azeitonas - verdes, nunca comi uma preta, elas me são estranhas...
Álcool então? Nein, danke. Aprecio um bom vinho, mas aprecio muito mais um bom suco de uva...
Isso tudo fora as minhas manias de pessoa antiga...
É muito estranho?

14 comentários:

  1. Nos todos temos as nossas "peculiaridades". Ainda bem, por que e isso que nos faz diferentes.

    Agora, eu adorei saber que a minha bagunca, ops desorganizacao se deve ao meu alto poder de adaptabilidade.

    A partir de hoje, nao vou mais me desculpar, mas sim explicar que isso so e uma caracteristica derivada de uma qualidade imprescindivel na minha vida. kk

    ResponderExcluir
  2. Nao achei nada estranho, chuchu! Achei super interessante, isso sim...
    Estranho, pra mim, eh gente que se machuca, que coca o nariz, que arruma desculpas pras suas falhas...

    Eu conto as coisas tambem.... conto quantas vezes o palestrante fala "you know?", ou "I mean", ou qualquer outra coisa que se repita... E dai eu entro em parafuso, porque aquilo vai me irritando de um jeito! Tenho profundos problemas com pessoas com "tiques", porque eu me perco contando os tiques e nao consigo mais ouvir o que a pessoa esta dizendo... ARGH!!!

    Barulho me irrita... Como eu sou clinicamente cega tenho a audição mais sensível que o normal... Dai que por exemplo radio alto durante meu trabalho me tira do serio! Ja o ronco do maridon nao me atrapalha muito, porque eh bonitinho... hehehehe

    Cafe nao me causa efeito nenhum... e eu adoro! Prefiro uma Coca Cola bem gelada a qualquer outra bebida desse mundo, seguida por água com gás... =)

    ResponderExcluir
  3. Hahahah nada estranho, dizem que d emedico o louco todo mundo tem um pouco, rsss vc ainda ta no nivel considerado normal rss uam vez que todas suas maninas ai fazem parte da vida de muita gente, rss
    Comer mel foi engracado e com esse corpitcho??
    rss vou comer meu pra ver baixo o lombo kkkkk
    No Brasil eu nao desgrudava do celular nem um momento, ele era despertado, relogio, agenda, radio com musicas durante o banho, acesso a net, e ainda por cima me deixava ligar pro povo, kkkkk
    aqui na Noruega ninguem me liga só meu marido e uma amiga que mora aqui tb, mas ninguem o povo escreve email, skype e sms, até sinal de fumaca recebo, ma suma ligacao que é bom nada!
    Nisso perdi o habito de ter como melhor amigo meu fone, rss bjs!

    ResponderExcluir
  4. Acho que todo mundo tem as suas próprias manias né?! E eu acho que isso é também um pouco do que nos define, de quem somos...
    E eu também ODEIO telefone!! Sério, mil vezes um e-mail!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nada de estanho... Cada um com suas manias, peculiaridades, hábitos... Acho divertido ler textos como o seu, pois eles me fazem confortável com minhas esquisitices! Todo mundo as tem!
    Só não vivo sem Cafe....
    Bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  6. Não acho NADA estranho! Sou quase igual...tirando o gosto pelo café que não me impede de dormir, nem de ficar ansiosa e sair da listinha, de vez em quando, pelo amor à surpresa e aventura! De resto, assino por baixo!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas,

    @Inaie: bagunca? Naaao! Nós somos dotadas de um senso de localizacao de objetos superior ao da maioria das pessoas...

    @Luana: nossa, eu também conto os vícios de linguagem das pessoas! Esqueci disso! Deve ser mesmo bem diferente para voce, voce deve ser um super ouvido! Voce toca algum instrumento?

    @Wilqui: ah se eu tivesse na Noruega eu faria o sacrifício de te ligar só pra vc ficar contente!

    @Babisenberg: Tem vezes que eu desligo o celular, mas sou acessivel por e-mail o dia inteiro, porque me sento na frente do computador para trabalhar...

    @Márcia: ai me senti muito melhor depois que escrevi tudo isso!

    @Graca (nao tenho o cedilha aqui): Ah, mas eu tambem dou umas escapadinhas da minha lista de vez em quando... por família e amigos agente faz!

    Queridas, voces me fizeram me sentir mais normal! Obrigada a todas!

    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Anna, todos temos direito a um pouco de "estranheza", ou 'características pessoais' que são estranhas prá quem as tem diferentes das nossas.;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  9. Sem stress, Anna... cada um na sua nóia pessoal. Ah, ainda não botei seu presentinho no correio, desculpas, to atolada aqui. Amanhã vou ter tempo. Acredita que nem sei onde é o correio nessa cidade? E tem um ano e meio que moro aqui, nunca usei. Tempos modernos. Mas já procurei no google maps. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    @Jan: é verdade, nao encontrei ainda ninguem com a mesma combinacao de esquizitices do que eu... e nem quero encontrar! haha

    @Geíza: ebaaa estou tao curiosa, menina... eu sou igual crianca para essas coisas... hehe

    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Engenheira, anormal é quem não as tem... (risos) Eu, também, tenho manias e algumas são parecidas com a suas... gosto de planejar o que faço, não gosto de telefone, durmo no barulho, não gosto de ronco (risos), não gosto de café (e nem se me oferecerem consigo tomar), adoro doces (por isso minha Quaresma foi de doces), arrumo minhas roupas por cores, os livros por tamanho, não falo e nem escrevo gírias, entre outras coisas... só não tenho mania de contar.
    Enfim, tu não és esquisita! ;)
    beijins e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  12. Não diria que são esquisitices, são apenas peculiaridades que fazem de você uma pessoa única e especial.
    Bato palmas para você e a sua facilidade de fácil adaptação e até mesmo por este "gosto" pela mudança.
    Eu até me adapto com facilidade, mas isto acontece ao meio de resmungos. :-)

    ResponderExcluir
  13. Olá querida !

    Não achei estranhos os seus hábitos até porque compartilho de alguns rsrs
    Barulhos também não me incomodam se tiverem cadência, já dormir profundamente enquanto meu marido toca guitarra ou meu irmão ensaia com a banda no terraço da casa, mas sons sem constância me irritam muito, por exemplo no momento estou muito irritada com uma obra no andar debaixo... me dá aflição não saber quando começam ou terminam as marteladas...chego a pular de susto !!
    Detesto telefone, prefiro ao vivo e por e-mail, aqui em casa nem atendo quando toca... acredito que esta aversão se deu pelo fato de que trabalhei em muitos lugares onde o uso do mesmo era necessário e imposto... me dá tic tic nervoso só de ouvir tocar... celular só uso como despertador e para os familiares poderem falar comigo em alguma urgência...
    Não tenho mania de contar, mas tenho a de fechar as caixinhas, de creme, etc, com a aba esquerda em cima da direita kkkk e também gosto de listas e horários, não sou fã de surpresas e eventos de última hora, gosto de tudo planejadinho...
    tendo em vista que somos bem parecidas nestes casos, se você é estranha....eu sou também rsrs
    Acho que isso é da personalidade de cada um, e não deve ser encarado como algo grave a não ser que extrapole limites ou nos prejudique ;)
    Adorei o tema !!

    Um beijãooooo

    ResponderExcluir
  14. Oi meninas lindas,

    @Barbie: tambem gosto muito de doces... principalmente os bolos... hummmm

    @Paulistana: "peculiaridades", gostei da palavra...

    @Sammy: Voce também tem um irmao que toca guitarra? que legal! Ahhh barulho de contrucao tambem me irrita! porque os pedreiros nao tem um ritmo, eu fico esperando a proxima martelada em um determinado momento, mas ela vem atrazada e isso me deixa doida!

    bjsss a todas!

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!