Na Alemanha metade do ano é natal (e na outra metade é páscoa).
Eu diria que o natal por aqui é muito mais relacionado a chegada do inverno e a preparação para três meses de intenso frio. É daí que vem as comidas típicas, nozes e chocolates. Sendo assim, as festas natalinas são celebradas em todos os lugares, independente das convicções pessoais dos participantes.
Nas ruas: os chamados mercados de natal são montados durante o mês de dezembro até a data do natal. Salsichas grelhadas e vinho quente podem ser saboreados nesses locais. Nas grandes cidades se encontram também algumas barracas internacionais: suíças vendendo queijos quentes, coreanas vendendo um sei-la-o-que com macarrão, francesas vendendo crepe, etc...
Nas casas: A celebração natalina é exclusiva da família. Raramente se recebem convidados externos para o natal. Cada família tem sua tradição em especial, onde tudo acontece na sua sequencia e muitas vezes com hora marcada. Como parte do ritual, uma refeição de simples preparo (geralmente a mesma todos os anos) é servida no inicio da noite. Músicas, presentes, jogos e poemas podem seguir noite a dentro nas comemorações.
No ambiente de trabalho: Todo grupo de trabalho que se preza faz uma festa de natal no início de dezembro. A festa depende da personalidade do grupo. Por exemplo, no aeroporto experimental onde eu trabalho, a festa de natal incluiu uma tenda armada na cabeceira da pista de decolagem, uma fogueira com salsichas e caixas de som enormes instaladas na torre de controle tocando Heavy metal. Bem natalino, nao acham? Bom, eu fui para casa as 11 pm, mas a festa se seguiu até as 7:30 am...
E no final, antes mesmo da véspera de natal eu já havia participado de várias dessas festas - três festas de natal de trabalho (uma em cada instituto que participo), uma da igreja brasileira, uma na casa da minha vizinha e inúmeras idas aos mercados de natal...
E só depois de tudo isso é que você pode começar a se preparar para celebrar o natal no dia 24.
E só depois de tudo isso é que você pode começar a se preparar para celebrar o natal no dia 24.
Gosto muito do fato de poder passar meu terceiro natal na Alemanha. Tudo é muito mágico nessa época do ano. Mas apesar de tanta paranoia com decorações comidas e compras, infelizmente muito pouco (ou nada) é mencionado sobre o verdadeiro sentido da comemoração: a vinda de Jesus a Terra.
É triste ver que depois de tantos anos, a essência foi perdida, o amor de muitos se esfriou...
eu vou ao meu ultimo Natal amanhã.
ResponderExcluirO convite foi assim: vem pro Natal aqui em Casa dia 27.
VINTE E SETE? Que Natal é esse?
Natal onde a gente pode beber até cair pq nao tem trabalho no dia seguinte...aceitei na hora!
Oi Anna
ResponderExcluirAí como aqui, o comércio invadiu o Natal e tirou dele sua essência. Bom, é o mundo capitalista, fazer o que?
Gostei de saber como se comemora por aí.
Desejo a você um novo ano maravilhoso, com muitas alegrias.
Beijos
Já no Brasil metade é Natal e outra carnaval, mas essa história você sabe, né? rs
ResponderExcluirGostei de conhecer a história do Natal Alemão, Engenheira. :] E você tem razão, o Natal ficou tão comercial que a essência está se perdendo... poucos se lembram de comemorar o nascimento de Jesus. beijos e que seu 2013 venha recheado de boas surpresas.
Adorei conhecer um pouco mais do estilo de vida e celebrações natalinas na ALEMANHA. Achei muito legal as barracas internacionais!!! Eu amo essa época do ano e todas as festividades em comemoração a esta data, uma pena que muitos esqueçam o verdadeiro significado de tudo isto.
ResponderExcluirBOAS FESTAS!!!
Bjs :)
Oi Anna! Venho retribuir o seu comentário no meu blog. Obrigada por partilhar as suas impressões sobre o Natal na Alemanha. Parece que é bastante semelhante ao Natal na Suécia! Aqui também há bastantes feirinhas natalícias, doces, festas no trabalho...
ResponderExcluirFeliz 2013 para você! Ah, e vou seguir o blog! :)
Beijos
Oi Anna, acredito que até mesmo as reuniões com a família estão se perdendo no tempo...
ResponderExcluirBeijos
Selma