Veja também:

24 de novembro de 2011

Sempre algo a aprender

Já faz quase um mês que estou de "casa nova". Apesar de todo o incômodo que uma mudança pode trazer (principalmente quando não é muito desejada), ela também me trouxe de surpresa várias lições de vida. Uma delas veio ao meu encontro essa semana durante o jantar. Um dos meus novos companheiros de república (somos em quatro dessa vez), um rapaz simpático, bonito e inteligente, sofreu um acidente e fraturou uma das vértebras da coluna há quatro anos atrás. Como consequência disso, ele perdeu boa parte da mobilidade do lado esquerdo. E eu, a mais distraída das criaturas, apesar de conversar com ele todos os dias, nunca havia notado algo de diferente até aquela noite. Ele chegou em casa com uma abóbora e disse que faria uma sopa. Limpou o grande vegetal, colocou-o na mesa sobre uma tábua, começou a cortá-lo em pedaços e a raspar as sementes. Tudo isso com apenas uma das mãos. Foi apenas neste instante que percebi, que o seu outro braço, visivelmente mais magro, sempre repousara com a mão no bolso. A partir desse momento, senti um grande incômodo, ao vê-lo passar por tanta dificuldade apenas para preparar seu jantar. Dentro de mim havia um impulso que queria ajudá-lo, pois eu era capaz realizar aquela tarefa com muito mais facilidade. Porém me contive e fiquei observando. Ele estava na verdade muito feliz em poder preparar seu próprio alimento. Cada facada era seguida de um sorriso, com um ar de "sim eu consigo". Aquele momento era desfrutado. Enquanto cortava, ele contava sobre como gostava de cozinhar e de se alimentar de maneira saudável. Percebi que a melhor forma de ajudar era apenas ficar ali quietinha, ouvindo. Ele preparou a sopa, com gengibre e ervas, convidou-me a experimentar e eu pude ver que seu rosto reluzia satisfação. Na verdade aquela sopa estava deliciosa não apenas devido aos temperos utilizados, mas ela tinha o sabor especial da superação dos obstáculos. Esse sabor único só pode ser experimentado por aqueles que se esforçam, por aqueles que buscam, que não se deixam vencer pelas situações. 

E tem dia que agente fica com preguiça de cozinhar, heim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

me presenteie com um sorriso, comente!