Veja também:

7 de julho de 2010

Personalidade é igual cabelo

Ou voce aprende a cuidar do seu cabelo ou passa o resto da sua vida brigando com ele. Uma moca que nasceu com cabelo pretinho e encaracolado, mesmo que faca chapinha e pinte de loiro, ainda sera uma morena de cabelos crespos, o cabelo sempre irá crescer, e o disfarce precisará ser renovado...
Com a personalidade é a mesma coisa. Sao características genéticas (como a cor da pele ou o temperamento) ou adquiridas ao longo da vida (como uma cicatriz ou um trauma) que nos fazem ser quem realmente somos. E os disfarces nao duram para sempre... Assim como o cabelo cresce e a tinta se vai, uma pessoa colérica nao consegue fingir ser calminha por muito tempo.
O interessante é, que na bíblia, dentre os muitos milagres que Jesus fez, eu nao encontrei em nenhum deles um milagre de mudanca de cor de olho, mudanca de cabelo, cor de pele, tamanho de nariz ou coisa parecida. Jesus nao realizou um milagre que alterasse a aperencia física das pessoas no que se diz respeito a sua identidade. Nao que ele nao tivesse poder para isso, de maneira nenhuma, Ele tem poder para fazer todas as coisas. Com certesa, uma metamorfose ao vivo diante de milhares de pessoas chamaria muita atencao, mas essa alternativa nao foi por Ele escolhida para mostrar seu poder. Além do fato que a aparencia nao era a sua preocupacao primordial, Jesus nao realizou um milagre que tornasee alguém irreconhecível, pois a idéia era a manifestacao da glória de Deus para que as pessoas pudessem disto testemunhar. Deus preferiu manter as pessoas da forma especial como que foram criadas, como cada um dos tracos genéticos por Ele escolhidos para cada um.
A palavra de Deus, como um todo, propoe uma transformacao do homem apenas no que diz respeito ao pecado, ao relacionamento entre o homem e Deus, ou seja uma transformacao no nosso espírito. Os milagres no campo físico, como por exemplo uma cura de alguma enfermidade, nao interferem diretamente na identidade da pessoa na qual o milagre foi operado. Se Deus optou por nos manter com as mesmas características recebidas com o nosso nascimento, porque muitas vezes achamos que Deus irá transformar a nossa personalidade?
Do ponto de vista científico, uma alteracao genética brusca nao seria suportada pelo ser vivo. Acredito eu, que da mesma forma, uma alteracao milagrosa no temperamento de alguém também nao seria psicologicamente suportável.
Muitas doutrinas modernas prometem uma mudanca completa do ser no campo emocinal. Tais doutrinas alcancam sucesso entre os cristaos, pois acreditam que uma mudanca divina em seu modo de agir os levaria a ter um melhor relacionamento com os demais. É comum se acreditar que por um milagre uma pessoa receberia uma cura no seu interior e nao estaria mais sujeita a crises de cólera, ou com tendencias depressivas. É comum também que pessoas orem pela mudanca temperamental do seu conjuje buscando uma melhor convivencia. A esse modo de pensamento, nao encontrei um fundamento bíblico suficientemente claro.
O que a bíblia nos diz é que uma parte do fruto do Espírito Santo em nós é o domínio próprio. Ou seja, Deus nao vai mudar quem voce é, mas vai capacitá-lo a lidar consigo mesmo.
Da mesma forma como precisamos aprender a cuidar do cabelo, entendendo que ele sempre vai crescer da mesma forma, precisamos de capacitacao do Senhor para aprendemos a tratar de nós mesmos, compreendendo a forma maravilhosa com que fomos criados.

Um comentário:

me presenteie com um sorriso, comente!