Veja também:

18 de maio de 2012

Coisas que eu realmente gosto # 11

Quando eu era criança, todos os domingos na igreja eu observava uma jovem moca que tocava o piano. Eu segurava meus dedinhos apertando-os uns contra os outros na tentativa de suprimir meu desejo, pois sabia que nao me seria permitido tocar naquele instrumento.
Lembro-me de ter sido presenteada em algum natal ou aniversário com um pianinho de brinquedo, tipo este daqui:


E foi restrita a apenas duas oitavas, tentando tocar as músicas que eu ouvia na televisão, que meus pais decidiram me colocar em um curso de piano de verdade, para a minha alegria.
Naquela época, com recessão, Collor de Melo, Cruzeiros, e todos os problemas econômicos que o Brasil enfrentou, pagar um curso de piano nao era nada fácil e eu sabia disso.
Eu passava as manhas em uma escola normal e as tardes no conservatório. As meninas normais da escola seguravam o Tchan e o Bomchibom chibombombom enquanto para mim música brasileira era Villa Lobos ou Ernesto Nazareth.
Terminei o curso de piano aos 17 anos e em seguida fui para a universidade - de engenharia, nao de música...
Nao havia mais tempo para praticar como antes - agora também nao tenho esse tempo e acho que nunca mais vou ter! Perdi muita da agilidade e técnica que um dia já tive. Mas ainda gosto de me sentar ao piano nas horas vagas e deixar a música me embalar.
É só fechar os olhos. Bach me leva de volta para casa...







19 comentários:

  1. Anna,

    Clap..clap..clap...

    Acho que você fez uma ótima escolha, entre segurar o tchan e bomchibombombom, e sim optar por Vila Lobos e Hernesto Nazareth. Parabéns pela sua acertada escolha.

    Ouvi os três vídeos, e amei! Lindos demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Espero que um dia depois de tanta correria vc ainda vai ter mto tempo pra o seu piano, fiquei emocionada com o vídeo lindas as músicas.

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia!! Eu também sempre amei piano!! Infelizmente onde morava não tinha boas escolas... toquei por uns bons anos, mas nunca com muita desenvoltura. Demoro muito pra pegar as músicas pela partitura e de cabeça também não consigo tocar... a maior decepção da minha vida... quem sabe os filhos né?!!
    beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. ah Ana, você me levou a uma viagem a sua infancia. fiquei imaginando a menininha, segurando os dedinhos na igreja, depois vi a mocinha tocando piano até entrar na faculdade...e a grande diferença entre o Tchan e o Villa Lobos. Sou villa lobos todos os dias!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei o segundo vídeo.Amazing Grace! Sempre fala ao meu coração :)!

    Ter um hobby assim faz bem pra alma :)! eu tb tenho um! amo ler e escrever bebendo café ao som de uma boa música.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Anna, sempre fui fascinada pelo piano e pelo som do piano, Amo de paixão. Mas não sei tocar nada. Espero que você continue tocando e sonhando com a música.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que lindo você tocando! Eu nunca aprendi a tocar nenhum instrumento, se eu pudesse escolher hoje seria piano, com certeza! Violino vem em segundo lugar :) Minha irmã tem um pianinho igual esse até hoje, ela ganhou quando ela era criança também, mas nenhuma de nós (somos 3 meninas ao todo) aprendemos a tocar nada...eu estava ocupada com aulas de inglês e ballet! haha pelo menos fiz outras coisas

    tenha um bom fim de semana! beijos

    ResponderExcluir
  8. Que lindo, Engenheira!
    Você está de parabéns pela escolha, realmente entre segurar o tchan ou se sacudir com o chibombombom, Villa Lobos é a melhor opção.
    Apesar de eu nunca ter tocado piano, sempre fui apaixonada por tal melodia... você toca super bem, vi os três vídeos.
    beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Aplausos!!!

    Lindas demais as três músicas, Anna.

    Obrigada por este momento delicioso e parabéns, lindo lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Estou ouvindo a primeira musica.
    Mesmo com o passar do tempo, sua performance continua boa. (esses videos são seus? rs)
    Todo Flauta transversal á quase 5 anos e quero seguir a musica como profissão, é minha paixão!

    ResponderExcluir
  11. Anna

    Aplausos. Muitos deles. Gostei imensamente. Você é talentosa.
    Na infância, tentei aprender a tocar piano, mas não consegui. :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que linda, parabens!! Amo musica, e acho lindo quem toca piano!! Fiz aulas de violino, mas tanto tempo que nao toco :( Adorei os videos!! Bjuss

    ResponderExcluir
  13. Ah Debora, que bonito te ver tocar!!! Que muitas horas vagas venham e te conduzam à delicadeza do piano e aos caminhos tortuosos que a alma percorre enquanto a música entra no corpo!
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. Parabéns! Muito talento... olha que isso não é para qualquer um... exige conhecimento, talento e dedicação. Adorei!
    Jamais abandone, pois a música alimenta a alma e faz muito bem a qualquer ser humano. Tocar instrumento acho o máximo. Sempre quis, mas nunca levei adiante... Era o sonho do meu pai, mas desisti. Minha paixão acabou sendo direcionada para as Artes Visuais (pintura, desenho...).
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Uma engenheira que toca piano, UUUUUUUau!!!
    Parabéns minha lindona, eu adorei a terceira musica, linda demais!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. oi flor...
    que legal você tocando piano... você sempre me surpreende!!!
    Adoro piano!!!
    Ivan (meu esposo) também estudou piano, ele é fascinado por musica clássica. mas, como você a engenharia o consumiu...
    beijãooo com carinho

    ResponderExcluir
  17. Olá Débora!!!
    Que lindo!!! Adorei a última música!!! Que bacana que tu estuda piano. Parabéns!!! Eu amo música e sempre adorei piano, mas na adolescência minha mãe me deu violão, ela comprava as revistinhas com as músicas para eu aprender a tocar e entrei no curso de violão.... mas não tive paciência para aprender as notas e desisti ... então toquei tarol na banda da escola e cantei no orfeão do colégio!!! Na época o colégio tinha tb disciplina de música... sempre fui muito apaixonada por música, acho que a música é mesmo fundamental, existem até estudos comprovando a eficácia em várias àreas da saúde. O piano da foto é o teu da infância? Eu tenho até hoje o meu violão, apesar de não tocar...
    Boa semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  18. Que legal!!! :)
    Eu também gostava de tocar, mas nao piano, e sim guitarra. Também perdi a pratica mas é bom relembrar de vez em quando. Sem falar que tocar algum instrumento relaxa né.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  19. depois que ouvi isso, tive vontade de tacar essas musicas

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!