Veja também:

5 de maio de 2012

Custo de vida para estudantes na Alemanha # Alimentacao

Um chinesinho que trabalha em um escritório próximo do meu chegou a morar alguns meses com um rapaz brasileiro recém chegado na Europa. Sobre suas primeiras impressões a respeito do colega de república, ele me disse:
- Existe um prato típico brasileiro que o meu colega come todos os dias. É muito gostoso. Sao ovos misturados com queijo e fritos em uma frigideira. Você também come isso sempre?

Mesmo que a alimentação na Alemanha seja um tanto diferente no início, existem maneiras de sobreviver sem precisar recorrer ao omelete de queijo diariamente.

Bandeijão: 
Para quem nunca foi um frequentador assíduo da cozinha, comer no refeitório estudantil (em alemão MENSA) pode ser uma boa alternativa. Diferentemente da minha universidade no Brasil, no Mensa encontram-se muitas e variadas opções de cardápio. Claro, nao é um restaurante 5 estrelas e nem comidinha da mamãe. Mas pode-se fazer uma refeição balanceada e completa por algo em volta de 4 euros.

Fast food: 
Passando em um dia de semana pelo centro da cidade, nao faltaram opções de comida barata e rápida.
McDonalds: por 1.5 Euro você come um Mcdouble
BurgerKing: por 1 Euro você come um Chese Burger
Em qualquer esquina você pode comprar um Bratwurst, pão com salsicha típico alemão por apenas 2 euros.
Pizza e derivados: Pizza Hut, Ditsch e outras muitas casas de pizza que podem ser encontradas por aqui. Os preços variam de acordo com a qualidade. Você pode comprar um pedaço de pizza por apenas cerca de 2 euros ou até uma pizza inteira por 4 euros.
Comida chinesa também é uma boa saída para fastfood, talvez a mais saudável. Um prato com arroz, legumes e algum tipo de carne custa de 4-8 euros. Um bouffet do tipo "coma o quanto puder" custa em torno de 8 euros.

No lunch: 
Na Alemanha, diferentemente do Brasil, ninguém pára de trabalhar por duas horas para almoçar, descancar e depois voltar a labuta. Pode acontecer de você ter que assistir aulas de laboratório que começam as 12:00 e acabam as 14:00 Hr.  Horário de almoço aqui nao é algo sagrado.  Por isso, muitas vezes, carregar um lanchinho e passar o almoço apenas com um sanduíche é as vezes necessário. Algumas pessoas apenas comem "comida de verdade" na hora da janta - as 18:00.
O mais barato é claro, comprar o pão e os frios no mercado, montar o seu sanduíche em casa e levar já pronto na mochila. Alias, alemão tem mania de fazer isso quando viaja, para nao gastar com restaurantes...

Comida caseira: 
O jeito mais saudável e barato de se alimentar por aqui. Muita gente come de marmita mesmo - inclusive eu. Prepara-se a comida em casa no dia anterior conforme a maneira desejada. No dia seguinte é só esquentar. Achar um microondas pela faculdade nao é uma tarefa difícil. O prédio onde eu trabalho tem 4 andares e uma cozinha por andar. Além de esquentar a sua própria comida, você também pode cozinhar por lá se quiser - e tiver tempo!  Com relacao a compra dos alimentos, o precos dos mercados pode variar consideravelmente. Mas no geral, mesmo os produtos de preço inferior possuem uma boa qualidade.  Muitas pessoas optam pelos produtos Bio (orgânico) que custam até 3 vezes mais que os produtos convencionais. Um mercado Bio bastante conhecido é o Alnatura. Porém, fazer compras 100% bio estão muitas vezes fora do alcance de um estudante. Um outro mercado de excelente qualidade é o Tegut. Eles tem uma política administrativa muito boa, boa organização e produtos de altíssima qualidade. Mas o preço também nao é dos mais convidativos. O meu mercado favorito é o Rewe. Lá se pode encontrar produtos bons a preços acessíveis. Existem mercados mais baratinhos como o Aldi e o Penny. Mas muitas vezes a variedade nao é muito grande e a qualidade dos produtos frescos nao é tao boa. A lei das sacolinhas aqui já é válida desde sempre. Se você nao levar a sua própria sacola de casa tem que pagar 10 centavos de Euro no mínimo por uma nova. Alemães nao gostam de mercados grandes. A maioria dos mercados são bem pequenos, mas tem um em casa esquina. Para um um estudante eu estipulo um gasto mensal mínimo de 300 Euros para uma alimentação balanceada e equilibrada - mas sem muitos luxos.

E voltando ao chinesinho, ele também chegou a experimentar brigadeiros, mas reclamou que grudavam nos dentes...

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Faltou ainda o "tradicional" Döner, que tem em qualquer esquina, é barato e vale por quase 2 refeicoes (pelo menos pra maioria das mulheres) hahhahahahh...

    Mas com toda certeza a comida caseira é a mais barata! Nós também sempre levamos nosso sanduichinho nos passeios... é uma baita economia!!

    ResponderExcluir
  3. estes posts das dicas são ótimos Débora...
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Olá Anna!

    Boas dicas para quem vai daqui pra aí.
    Tenha um bom domingo!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas, Engenheira!
    beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. oi brigada pela viista ao meu blog... gente que coisa cara 300 euros, eu gasto em média na Colombia 600 reais por mês + comemos salmon, bacalhau, camarao essas coisas, aqui o custo de vida é muito muito barato... bjs e feliz domingo pra vc...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana

    Ao meu ver o brasileiro está caminhando para costumes como essas da Alemanha, porque está cada vez mais caro para comer em restaurantes, a comida levada de casa é sempre mais saúdavel, então a marmita por aqui é normal, e agora tb já estamos nos habituando a levar a nossa sacola as compras...enfim estamos chegando lá.


    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Anna,

    adorei este post, aliás seu blog é endereço obrigatório para quem está para ir à Alemanha e para todo estudante que quer sair do país, suas dicas são ótimas.

    rsrs o chinesinho com os brigadeiro grudado nos dentes.

    Beijos

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!