Veja também:

1 de novembro de 2012

Alemanha - estilo de vida # a sua imagem pessoal

Recentemente estive em um Klausurtagung. Para quem nao está familiarizado com este termo, ele significa o dia em que os grupos de pesquisa se encontram para apresentar resultados, discutir metas, etc.  Geralmente esses encontros são realizados anualmente, em algum hotel bom. E lá nesse Klausurtagung tive a oportunidade de assistir a apresentação de um professor hermano, cujo exemplo eu nao seguiria jamais...
Ele foi como representante de seu instituto de pesquisa, usando um jeans desbotado, camisa para fora e jaqueta de moletom, dessas que mais parece um outdoor, cheia de frases em inglês. Ele usava um brinquinho prateado e tinha os cabelos, digamos, nao cortados ou tratados há um bom tempo. Sabe quem prestou atenção no discurso que ele deu? Ninguém! Pelo contrário, os olhos da plateia se fixaram nele da mesma forma que turistas japoneses olhariam para girafas e elefantes em um zoológico. Isso gerou uma reação em cadeia. O professor foi ficando sem jeito, começou a usar as suas mãos mais do que as palavras, e a plateia,  por consequência, se espantava cada vez mais...
Moral da história: você pode ter o estilo que quiser, mas lembre-se de deixá-lo em casa na hora que for trabalhar. 
Infelizmente, e principalmente nesta parte da Europa, as pessoas vão S.I.M te julgar pela sua aparência. É por isso que aqui os currículos precisam ter foto. Manter uma aparência clássica no ambiente de trabalho, em muitos casos, significa ser uma pessoa equilibrada. Especialmente se você nao fala alemão como um nativo, nao tem olhos azuis e cabelo loiro, precisa tomar cuidado dobrado com a forma como se apresenta.
Preconceito? Talvez. Mas uma vez que você já está aqui, precisa aprender a conviver com isso.
A melhor forma de causar uma boa impressão é valorizando a si mesmo. Cuidados com a aparência são imprescindíveis, e isso inclui a vestimenta adequada. Se aquela camisa estampada roxa e verde limão te deixa com uma aparência super jovem, use-a quando for passear. Isso também é válido para aquele vestidinho cor-de-rosa que te deixa parecendo a Barbie em pessoa, ou aqueles jeans rasgado estilo anos 80. Excessos as vezes afastam as pessoas.  No escritório, prefira o básico, tente nao fugir muito da regra: roupas passadas, cabelos e pele bem cuidados. Destaque-se por quem você é e pelo seu potencial!
A sua imagem pessoal perpetua muito mais que suas palavras. Tristemente, aposto que ninguém se lembra o que aquele professor disse, mas todos se lembram do palestrante de brinquinho...

38 comentários:

  1. Olha, eu concordo com o seu texto, mas ele nao se aplica na area de ciencia. pelo menos nao em fisica, ou fisica medica...
    Ja vi gente muito esculhambada dando apresentacoes otimas... o que contava era sempre o assunto...
    meu melhor amigo, fisico alemao, defendeu o mestrado dele com os cabelos pintados de vermelho, de proposito, e todo mundo achou o maximo!
    Nao sei como eh na sua area, mas na minha isso nao tem muita importância nao...
    claro que eu nao me visto como uma louca, mas se vestisse ninguem ia notar muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,
      é verdade, já ouvi histórias como essas do departamento de física sim! haha elas viram lenda...
      Mas o texto é direcionado a minha área mesmo. Principalmente quando o negócio envolve projetos com empresas e muita grana, a aparência conta e muito!

      Excluir
  2. Além de toda essa questão de onde entra o preconceito e onde fica o estilo, tem gente que confunde higiene e aparência asseada com (falta de)estilo. No caso, faltou é noção do cara mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Graziella! Estilo é estilo e saneamento básico é necessidade!

      Excluir
  3. Anna, muuuuuuuito importante essa sua postagem. Principalmente para ser lida aqui no Brasil. Estamos sendo sugestionados pela mídia que quer vender "liberdade" e acaba colocando na cabeça do recém formado que se ele fizer uma palestra usando bermudas coloridas e brinquinhos, vão achar que ele é um gênio e completamente despreendido da vida.
    Na realidade, não é bem assim. Com bastante simplicidade podemos observar que é proibida a entrada de pessoas usando bermudas, sungas,... e outros nos Foruns das cidades brasileiras.
    Gostei muito da postagem
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel,

      obrigada!
      Realmente a política da irreverencia tem sido muito divulgada no Brasil, para a nossa tristeza..

      abracos

      Excluir
  4. Nossa, tá parecido com um post que tô escrevendo, da última reunião que eu fui. Os palestrantes pareciam mais que iam a uma feira hippie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati,
      ah fiquei curiosa para ler o seu post, estou indo la no seu blog conferir!

      Excluir
  5. Acho que tudo depende bastante da área em que se trabalha, mas com certeza tem alguns tipos que exageram... Mesmo em profissoes que exigem uma certa "etiqueta" acho que dá pra manter o estilo sem perder a credibilidade frente aos colegas. É tudo uma questao de saber equilibrar as coisas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, credibilidade é uma palavra chave para certas profissoes!

      Excluir
  6. hahaaa... coitado! Aparência conta para tudo nesta vida... principalmente num ambiente que se exige, como posso dizer... hã... qualidade! Quem é que vai querer se alimentar num local esculhambado? Quem vai querer alugar um quarto esculhambado? Quem vai querer estudar numa escola esculhambada? Quem vai querer contratar um candidato esculhambado? (...) Enfim, quem vai querer ouvir um palestrante esculhambado?

    Concordo com você, Engenheira, tem escolhas que exigem padrões para terem respeito, portanto, se ele escolheu ser Engenheiro, tinha que se comportar como tal... a única exceção mega sucedida que eu já vi até hoje foi a do Mark Zuckerberg que foi a uma reunião com investidores trajando pijama e ainda chegou atrasado, mas o cara pra fazer isso, tem que ser "O Cara!" e mesmo assim, hoje em dia, ele não faz mais isso, pois na época, ele ainda era um jovem imaturo.

    beijos e lindo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha eh mesmo Barbie, mas nem todos sao como o Mark, né! Voce tem direito a ir de roupao e chinelos onde for se tiver potencial para isso... Mas nós meros mortais, devemos aprender a nos enquadrar direitinho...
      bjs pra vc

      Excluir
  7. Oi Debora!
    Concordo com você em tudo... post perfeito.
    Beijossss e bom final de semana

    ResponderExcluir
  8. Sem maiores comentário... lido com direito, justiça, etc... se um maluco beleza desses aparecer corre o risco de ser interditado! Adapte-se ou morra de fome. Estilo pessoal fica em casa quando o assunto é trabalho. Ao menos que vc não precise trabalhar, claro.
    Juro que tenho preguiça de lidar com esse povo que fica fazendo discurso de liberdade, auto expressão e cia ilimitada. Acho que depois dos 17, 18 anos esse papo já ficou pra trás. Boring.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adapte-se ou sofra hahaha
      ou entao volte para o colegial
      isso ai!

      Excluir
  9. Concordo plenamente contigo, Débora...
    Protocolo é protocolo. E nem sei se é uma coisa alemã o preconceito com a indumentária... Se no Brasil eu fosse assistir a uma palestra de nível superior e o palestrante vestido como você mencionou, não daria credibilidade a ele... Infelizmente é assim que acontece. O que os olhos não aprovam o ouvido repele... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a aparencia tem um valor enorme, infelizmente. Mas nao podemos mudar o mundo, apenas nós mesmos...

      Excluir
  10. Concordo contigo também Débora! Independente da área, a não ser que seja uma conferência de tatuadores ou algo do tipo, a vestimenta tem sim que estar de acordo com o evento. Acho até desrespeitoso se vestir de qq jeito para um evento com protocolo e formalidades a serem seguidas. Na vida profissional (e pessoal também) a gente PRECISA se adaptar a realidade. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Anna

    Gostei da sua frase da "moral da história"

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. ...Olha lá no post, te dei um selinho... beijocas

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente como vc, aparência conta demais e nao é só aqui na Alemanha nao, no Brasil é assim também.

    Olha tem um meme pra vc lá no meu blog viu?

    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  14. Essa situação é difícil né, porque sinceramente é muito chato você ter um estilo e não poder se vestir assim no trabalho etc, mas infelizmente em algumas áreas isso é realmente necessário! Ah, Anna, eu te marquei num selinho no meu blog, depois vai lá ver se você quer participar! hehe beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, estou indo lá ver! Obrigada por lembrar!
      bjsss

      Excluir
  15. Tem que saber se comportar em diversos lugares.

    Semana retrasada assisti um masterclass de uma flautista Brasileira que mora atualmente em New york.
    Ela estava vestida de uma forma que parecia que iria pra ginástica, mas com seu bom humor e inteligencia nem reparamos o tenis de corrida e sua blusa desbotada cinza.
    Acredito que aqui no Brasil a forma de se vestir é mais aceita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mas quando se é artista esse tipo de coisa faz parte. Quando voce trabalha no escritorio o dia inteiro, é bom estar dentro das regrinhas...
      ser artista é ter mais expressao... sorte deles!

      Excluir
  16. Pois é, infelizmente no mercado de trabalho o preconceito ainda existe e temos que nos vestir formalmente e fazer o nosso trabalho se quisermos ganhar espaço... Eu acredito que com o tempo isso mude, mas enquanto isso, temos que ser "formais".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que até que gosto de um pouco de formalidade. Ajuda a fazer as coisas correrem como deveriam, sabe...

      Excluir
  17. Debora, ja viu esse video?

    http://www.youtube.com/watch?v=DPFMqzcmXdI&sns=fb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, eu nao conhecia nao!
      Abri o video quando vi o seu comentario aqui. Assisti quase todos do I AM SECOND e já mandei os links por email para meio mundo hehe
      Obrigada por compartilhar!

      bjsss

      Excluir
  18. Está certíssima! Trabalhei com recursos humanos antes da minha filha nascer e só posso dizer que ser um pouco mais conservador com a aparência abre muitas portas...

    Ah, se você gostar de brincadeiras do tipo "caderno de recordação", tem umas perguntinhas te esperando lá no meu blog :-)
    Ficaria feliz se você também pudesse participar!

    Beijo,
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen,

      poxa obrigada por me escolher para participar! Estou indo lá no seu blog ver!

      bjsss

      Excluir
  19. Oi Anna!!!!

    Passando pra deixar um beijo e dizer quegostou com saudades das suas postagens, viu?

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma!

      Querida obrigada! Estou meio sem tempo, mas morrendo de saudade de blogar!

      bjsss

      Excluir

me presenteie com um sorriso, comente!