Veja também:

25 de fevereiro de 2012

Alemanha - custo de vida para estudantes - # 1 Moradia

Quem planeja vir para cá já pode ir preparando os bolsos... 

Vamos fazer uma breve estimativa de custos para aqueles que realmente pretendem levar uma vida de estudantes, tomando por base uma cidade universitária de médio porte como Darmstadt.

 Moradia
A primeira coisa que se pensa...

1) Rep
Para quem é solteiro e marinheiro de primeira viajem, acredito que a melhor opção seja morar em uma república. Ou seja, é uma boa dividir o apartamento com mais outros estudantes, de preferencia alemães, para ir treinando a língua. Existe um site muito popular para busca de repúblicas:

http://www.wg-gesucht.de/

Mas, nesse site você pode acabar encontrando outros estudantes internacionais também procurando pessoas para dividir o apartamento. Tolerância é uma palavra chave nessas horas. Você pode acabar morando com alguém que veio lá da cochinchina, que come comida esquisita e escuta músicas bem diferentes das suas... Outro detalhe importante: a maioria (90%) das repúblicas são mistas. Mas isso não quer dizer que falte respeito ou coisa parecida. Pelo contrário. Homens e mulheres tem obrigações iguais dentro da casa, para limpar, tirar o lixo, coisas do tipo. Empregada para limpar a república? Só nos seus sonhos. Profissionais de limpeza custam muito caro por aqui.
Então vamos lá... Um quarto de tamanho médio, em uma casa mais ou menos no centro, com internet, energia, água, aquecedor... Tudo incluso, mas sem mobília. Custa em torno de 300 a 400 euros por mês.
Os moradores da casa costumam fazer entrevistas antes de aceitar os novos companheiros de república.

2) Forever alone
E se eu quiser morar sozinho?
Também é uma opção. Uma opção mais cara e mais difícil. Para alugar algo por conta própria você pode precisar do auxílio de uma imobiliária e os custos sobem consideravelmente. Provavelmente será necessário se pagar uma taxa ao agente imobiliário (uns 1000 euros) apenas para fechar o negócio. Isso somado ao calção (pelo menos uns 800 euros). E o aluguel com todos os custos incluso para um apartamento tipo estúdio (quarto, banheiro e sala-cozinha, sem nenhuma mobília) fica estimado em uns 800 euros por mês. Esses pequenos apartamentos são muito procurados e supervalorizados. Algumas vezes o locatário escolhe para quem ele gostaria de alugar, e nessas horas, os estrangeiros não tem muitas prioridades...

3) Alojamento
E não tem mais nenhuma opção?
Geralmente as universidades possuem um serviço de auxílio a busca de moradia para estudantes que vem de fora. No site da instituição pode se encontrar um e-mail ou outro contato. Nos alojamentos, os custos são equivalentes aos custos de uma república normal. A preferencia é dada para alunos de graduação.  Antes de vir para cá, eu contatei o serviço de moradia da minha universidade. Eles localizaram uma senhora que alugava um quarto já mobiliado de seu apartamento para estudantes internacionais. Para mim foi uma boa alternativa na época, pelo fato de não conhecer ninguém na cidade e não precisar ficar em um hotel nos primeiros dias... Morar em um quarto alugado custa em torno de 300 euros com tudo incluso, mas você precisa se sujeitar as regras da casa. No meu caso não deu certo por um longo período, pois a senhora não gostava que eu tomasse banho anoite, ao chegar da faculdade, entre outras coisinhas...

8 comentários:

  1. Olá Engenheira, tudo bem?
    Agradeço pela visita no meu blog. Me deu uma invejinha deste post, pois não teria tempo$$$ para ir a Alemanha. Atualmente estou sem tempo$$$ até para ir ao Paraguai hhehuehehh!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Oláááá!

    Infelizmente a imagem não é minha, achei no Google mesmo. Mas sei deixa-la assim, tem um programinha muito simples e bacana para editar imagens chamado Photofiltre, se puder baixa ele, é bem bacana.

    ps: vou te linkar tá?

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica,

    obrigada :)
    ahh vou tentar esse photofiltre entao
    e pode linkar sim! :)
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. nao pode tomar banho a noite eh o fim da picada, neh? Desde q eu vim pra ca tenho meu apartamento... Mas ei vim com maridon, neh? fica mais barato

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, Engenheira, super informativo e apesar de já ter passado da fase universitária (já sou formada), pretendo fazer viagem a passeio em alguns países da Europa... e essa parte de estudos, deixarei para os meus "futuros" filhos se eu casar e tiver, é claro! ;]
    bjins e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. oi amorê!
    que bacana ficou este post, muito informativo, ótimo pra quem esta vindo estudar...
    Posso sugerir outro post, fale de alimentação, transporte, entreterimento, tudo para estudantes, ficaria barbáro!!!
    beijos e bom fim de semana...

    ResponderExcluir
  7. Oi Débora!!!

    Muito importante este post... assim quem quer ou está pensando em ir para o exterior já tem uma idéia de como funciona as coisas... e a informação é de fonte segura, de quem realmente passou pela experiência... já que nem sempre temos informações corretas... muito bom mesmo!!!
    Ótima semana pra você!!! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi minhas lindas,

    @Luana: é o fim da picada mesmo! Ahhh nao gosto de dormir suja nao!

    @Barbie: Entao fica a dica para os seus filhotes hehe

    @Ana: obrigada :) falar sobre outros custos já estava mesmo nos meus planos. Acontece que as vezes as pessoas me perguntam sobre isso e eu entao resolvi ir colocando as informacoes no blog, assim nao precisava ficar repetindo as mesmas respostas sempre. Mas obrigada pelas sugestoes sobre entretenimento e tal, sobre isso eu nao tinha pensado... Interessante mesmo!

    @Bia: brigada :)

    uma boa semana para todas
    bjsss

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!