Veja também:

15 de fevereiro de 2012

Encanamento: o desfecho!

Quem estudou engenharia talvez conheça o termo "acochambrar".  Uma palavra nada científica ou tecnológica, mas sim com um fundo histórico, pois se refere ao tempo da escravatura no Brasil. Os escravos negros produziam telhas de barro moldando-as na parte superior da perna, a coxa. Como já é de se imaginar, as telhas que eram "acochambradas" não eram as telhas de melhor qualidade. Essa palavra é usada nos dias atuais para se referir a um serviço feito com desleixo, ou improvisação.

Eu não imaginava que alguma vez utilizaria esse termo para me referir ao serviço feito por um alemão. Justamente pelo fato que os alemães tem fama de perfeccionistas, precisos e eficientes. Mas quando o assunto pesa no bolso... a história muda de figura completamente.

Tudo isso é apenas para explicar sobre o drama do encanamento lá de casa, que finalmente foi "resolvido" por um profissional. E foi "resolvido" pois o problema foi apenas "acochambrado". O gelo foi removido, e uma emenda foi feita nos canos. O que não garante que no próximo friozinho o problema não apareça novamente. O ideal seria trocar a tubulação, mas para isso seria necessário uma reforma no banheiro e muito $$$.

Sendo assim, o proprietário optou por uma solução temporária, que funciona até a próxima onda de frio, mas com esperanças que isso não ocorra tao cedo...

9 comentários:

  1. Oie Engenheira, desculpa so vi seu comentario perguntando sobre o filtro das fotos agora. Eu tiro com o celular, a camera se chama Pudim Camera e eh uma app de graca. Eu uso o filtro laranja de la.

    beijao

    ResponderExcluir
  2. oi... estava esperando o restante desta história!!!
    Obrigada pelas dicas lá no blog sobre casas... é fogo hem!
    Me parece que na Alemanha tudo é caro em relçao a serviços...
    beijinhoss

    ResponderExcluir
  3. Oi S.W.
    obrigada :) vou tentar usar filtro laranja também!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,

    sim serviços são muito caro por aqui, é por isso que as pessoas aprendem a fazer a maioria das coisas sozinhas. Tem famílias que até constroem as suas próprias casas, sem contratar pedreiros.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Poxa que pena que eles só acomchambraram e não solucionaram o problema de uma vez, creio que até tenham vontade de fazer um serviço perfeito mas como vc disse isso custa muito dinheiro.Boa sorte por aí.Bjksss

    ResponderExcluir
  6. oi...
    vou contar mesmo com vcs...
    e acredito mesmo que teremos momentos difíceis, mas os bons momentos superarão estes..
    beijo fofa...

    ResponderExcluir
  7. Olá Debora!!!

    Que bom que tu resolveu o problema do encanamento... adorei a sua explicação sobre a parte técnica... uma vez assisti uma aula de engenheira com meu irmão em uma viagem que eles fizeram sobre pontes e achei muito legal... a matéria da engenharia mais difícil parece ser cálculo,né?
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata,
    realmente por aqui tudo custa mmuuuito caro quando o assunto é mao de obra...

    Oi Ana,
    Pode chamar sempre que precisar :)
    Escreve no meu email
    odiariodaengenheira@gmail.com
    que eu te passo meu cel e outras informacoes, caso vc precise ;)

    Oi Bia,
    Cálculo era um pesadelo!!!
    Ainda bem que já acordei hehe


    bjsss para todas!

    ResponderExcluir
  9. Desfecho esse que nao combina muito com o estilo alemao de ser né, mas em termos de prestacao de servicos, a alemanha deixa muito a desejar, já tive diversos problemas tbm. Fizeram agora esse trabalho "meia sola" pra no proximo inverno dá problema denovo.

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!