Veja também:

7 de agosto de 2012

Alemanha - Estilo de vida # Vestuário feminino

Quem já morou por aqui, deve ter percebido que as pessoas nao se arrumam tanto assim na vida quotidiana.
O que ao primeiro olhar aparenta um certo relaxo, é, na verdade, reflexo de praticidade.
Os alemães, em especial, as mulheres alemãs, priorizam muito seus Hobbies e afazeres. Preferem gastar seu tempo e dinheiro com coisas duradouras. Em uma linda tarde de verão, uma alemã típica vai passear de bicicleta até o lago,  nao se importando se suas unhas estão feitas. Esta mesma alemã prefere gastar um pouquinho a mais e comprar um novo acessório para seu instrumento musical do que pagar uma escova no salão de beleza.
É comum que você veja mulheres como esta na rua, sem muita maquiagem, com roupas mais práticas e o cabelo enrolado em um coquinho, ou tranca, algo do tipo que a sua avó costumava usar. Muitas delas nem ao menos usam saia, por nao ser uma peca muito prática. Vestido então... Nao importa muito o modelo, é um artigo de luxo.
A maioria das mulheres que se consideram inteligentes procuram fugir das extravagancias. Isto produz um efeito reverso também: que as mulheres que se importam demasiadamente com a aparência são taxadas de "nao tao inteligentes".
Ao contrário do Brasil, onde a mulher precisa estar sempre linda e bem arrumada, por aqui essa cobrança nao exite, principalmente no ambiente acadêmico. As vezes esta ausencia de exigências pode chegar até ao extremo, causando um certo preconceito com aquelas que se mostram um pouco mais femininas ou delicadas.
Já escutei algumas afirmações um tanto deselegantes, ditas por mulheres alemãs, do tipo: unha enfeitada é unha de caixa de supermercado.
Houve uma vez, que me atrevi a ir a um churrasco do meu departamento usando um vestido (nada curto, nada sensual, apenas um vestidinho simples). Tive que aguentar algumas pessoas me perguntando: porque você está de vestido hoje? 
Nao sei de onde eles tiraram que uma mulher para ser inteligente precisa também ser desarrumada! Inteligente mesmo é a mulher que, além de todo o seu trabalho, hobbies e demais interesses, ainda consegue administrar o seu tempo e cuidar de si mesma!
Tudo sem exageros, claro. Aparência nao pode vir acima de conteúdo.
Uma amiga me disse que aqui na Alemanha, para cada dia, exite uma fantasia. E isto é verdade. A mulher alemã se veste de acordo com a situação. Se vai para as montanhas, coloca sapatos de montanha. Se vai andar de bicicleta, usa uma jaqueta contra o vento. Se vai para o centro da cidade, usa sapato confortáveis, no ambiente de trabalho, roupas mais básicas... Tudo para facilitar a vida. Afinal, complicar para que? Eu admiro essa capacidade e aprendo a ser mais prática a cada dia. 

21 comentários:

  1. Que interessante!! Achei o pensamento um pouco extremo. É como vc colocou, é possível cuidar do conteúdo e também do que carrega o conteúdo. Aqui por onde moro as pessoas não são de ficar reparando na forma de ngm se vestir, mas acho que as mulheres são bem mais femininas do que o q vc comentou, mas muito menos do que estava acostumada no Brasil. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      A mulher alema se tormou muito forte, consequencia da guerra, pois muitos homens foram mortos, e entao elas precisaram assumir esse papel de machao. Dura realidade.
      bjsss

      Excluir
  2. Muito interessante esse post, na Noruega o pessoal é meio parecido, mas não tem esse preconceito com saias e vestidos não. Eu ia passar maus bocados na Alemanha, porque eu não uso calças (simplesmente detesto), só vestidos e saias (eu já acho saias e vestidos mais práticos hahaha). beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de vestidos, mas no frio nao tem jeito, é calca mesmo!
      bjsss

      Excluir
  3. Oie Anna (confesso que não sei se te chamo de Anna ou de Débora, Helppp).
    Adorei seu post. A praticidade da alemã realmente impressiona. Aos olhos de uma brasileira soa até como desleixo, mas é bem na linha do que você colocou: elas preferem investir o dinheiro num livro a investir numa escova. Usei o termo investir porque serviços de beleza são tão caros que parecem mesmo um investimento!
    Sabe Anna, apesar de morar na Alemanha, não abri mão dos meus cuidados brasileiros. Eu mesma fazia minhas unhas e escovava meus cabelos. Não por cobrança, mas porque eu me sentia bem e meu ex Noivo também ficava orgulhoso como um pavão. As alemães todas basicas e a Márcia de vestido, cabelo e unhas feitas.
    Eu gosto muito de vestidos floridos e as estampas brasileiras são muito coloridas. Ouvi vááááários elogios de mulheres na Alemanha por causa da feminilidade das minhas roupas. Uma vez no lago de Tegernsee eu estava com um vestido azul claro nos joelhos. O modelo é muito bonito. E notei uma mulher me olhando, eu cheguei a pensar que ela era preconceituosa porque eu sou morena. Quando fui ao banheiro ela estava lá e me disse: eu não consigo tirar os olhos do seu vestido, é lindo, where did you get it?
    Ao mesmo tempo que são práticas, elas também sabem apreciar o que é bonito. Algumas esteriotipam logo de cara, como se a bonita fosse burra. Outras reconhecem a beleza na vestimenta alheia :)
    Nossa, que texto!
    kkkk beijo e não deixe de usar vestidos!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia,

      pois é, meu nome é Débora, meu nome artístico é Anna, mas meus amigos me chamam de Dé. Voce escolhe!
      Eu também tento segurar a barra fazendo a escova e as unhas eu mesma. Na medida do possível andar arrumadinha...
      É verdade, tem algumas pessoas que ficam nos olhando por admiracao.
      Menina, mas vc devia entao estar uma gatona de vestido azul, heim!

      haha pode deixar, sempre que da eu ainda uso os meus!

      bjsss

      Excluir
  4. Oi Anna! Aqui é meio parecido com a Alemanha, digo meio porque, por ex, em Zurique tendo muitos estrangeiros, vc não percebe tanta diferença. Mas saindo um pouco de Zurique e adentrando pelos dorfs, ai sim, a diferença, muitas vezes é gritante,rs... Nunca vi tanta mulher de cabelo curtíssimo, como por aqui. Como a Marcia citou acima, eu continuo fazendo a minha unha e cuidando do meu cabelo (eu mesma) porque me sinto bem e não por imposição. Já ouvi diversas vezes no Brasil pessoas reclamarem do preço de um livro (que é caro mesmo, comparando com os preços na Europa), mas que não abriam mão de irem todo o final de semana em um salão de beleza (?). Cuidar da mente também é importante não?!?.
    Eu achava que nunca usaria essas jaquetas corta-vento, achava feias...rs...mas não é que é prática mesmo? Até comprei uma...rs.. Também estou aprendendo a ser prática. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh eh verdade, muitas das mulheres aqui usam o cabelo super curto...
      No Brasil nao tem muito essa de ler livros como aqui nao. Mas eu acho que é por causa do clima. Quem é que aguenta ficar sentado lendo num calor de 38 graus, como na cidade que eu nasci no Brasil? Agora por aqui, no inverno, nao tem muito o que fazer... hehe
      ah eu estou precisando de uma dessas jaquetas também!
      bjsss

      Excluir
    2. Dé, mas nao dá p generalizar.. a gente conhecia mais a realidade de Ilha Solteira, interior.. mas em Sp mt gente lê, até em pé no ônibus - uma mão segurando p nao cair e outra com livro hehehe. eu msm aprendi a ler no onibus (mas nao com tanta habilidade, leio só sentada msm hehe) eu msm no Brasil, já levei livro p/ ler na praia.. O Brasil na verdade é uma mistura de países, alguns muito semelhantes aos existentes no continente europeu (gente cult, gente que lê, que entende de cinema, de arte..) porém, acho que aí deve ser numa proporção mt maior!

      bjs

      Excluir
  5. ë isso mesmo Debora!
    você colocou muito bem como funciona isso aqui, esses dias me fizeram essa pergunta, uma amiga do Brasil... e fiquei pensando como explicar pra ela... vou mandar seu post!!! rsrsr
    Gostei do que a Márcia falou... tem que ser assim né... porém não consigo fazer minhas unhas... fico uma tarde para fazer as mãos... e mais ou menos...
    e mulherada!!! pra dar trabalho..
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      eu apanho para fazer as minhas também! O pé entao, nem se fala! Aí minhas costas! hehehe
      bjsss

      Excluir
  6. Anna é bem assim mesmo, elas até estranham quando vêem que nos cuidamos muito. No meu casamento por exemplo as alemas estavam todas de terninho, já as "estrangeiras" uma turca, uma espanhola e uma brasileira optaram por vestidos. Eu gosto muito de me arrumar,fazer unha, cabelo, depilaçao, mas confesso que fiquei um pouco mais desencanada depois que vim morar aqui. Hoje em dia já consigo ir no supermercado sem maquiagem (as vezes) rsrs!!

    Beijos!!
    dasaxoniaabaviera.blogspot.de

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ká, teve um casamento que eu fui ano passado, que as alemas foram para a festa com a mesma roupa que estavam no trabalho! Nao teve cerimonia religiosa, mas teve o jantar em um restaurante, com a noiva de branco e tudo mais. Poderiam pelo menos ter passado em casa e tomado um banhinho ne?
      Quanto a maquiagem, uma vez eu fui trabalhar de cara lavada e aconteceu que todo mundo me perguntava: voce está bem? Está doente? Aconteceu alguma coisa? kkkkkkk
      bjssss

      Excluir
  7. Eu sou super fã das alemãs nesse sentido!! Aqui não me sinto obrigada a me arrumar só porque as outras pessoas vao estar mais chiques do que eu, como sempre acontecia no Brasil. Já recebi indireta de mãe e até da sogra de que eu deveria me arrumar mais. ODEIO quando fazem isso!! Eu nao sou desleixada, mas essa cobrança de ter que me arrumar só porque as outras mulheres vao estar mais arrumadas é demais pra mim!! É muita pressao!! Eu adoro vestido, não deixo de usar claro, mas sabe aquela sensação boa de ir de tênis e camiseta pro culto sem ter gente te olhando feio por isso?!! é isso que eu gosto por aqui!!
    beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu também gosto desse lado. Eu me arrumo para mim e nao para os outros. Me visto de acordo como me sinto. No Brasil agente fica pensando no que os outros vao pensar. Aqui nao precisa disso, porque eles nem reparam kkkk
      hahah eu ja sai de casa até de camisola por baixo do casaco kkkk ir na padaria do jeito que acordei... por aqui aprendi a nao levar tudo muito a sério, a ser mais desencanada...
      bjsss

      Excluir
  8. Isso varia de lugar para lugar, até aqui no Brasil mesmo. Sentia mais pressão em andar arrumada quando morava no Rio do que aqui, por exemplo. Talvez pelo clima do nordeste, as pessoas procuram andar mais a vontade e acessórios da moda não são requisitos tão importantes assim. Mas confesso que me senti mais livre ainda em Portugal. Até de chinelinho eu saí ( já que vi muita gente fazendo isso por lá)e não tive aquela impressão de ser observada quando você veste alguma coisa que as pessoas estranham como fazem aqui.
    Bom restinho de semana, Engenheira ! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, depende da regiao, do glamour, do status de cada lugar...
      ah eu saio de chinelo sempre rsrsrsr
      se me observarem é porque gostaram das minhas havaianas kkkk - olha, dava até um comercial!
      bjsss

      Excluir
  9. Oi Anna, quando uma jovem senhora alemã, que morou aqui no condomínio, percebi que ela se vestia sempre com calça Jeans... os cabelos bem curtinhos, as unhas limpas e curtas, sempre sem esmalte... e notava-seque ela se dedicava muito às 3 filhas pequenas, fazendo-as perceber tudo que há de diferente na cultura de um país estrangeiro...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  10. Oi Anna, andar de chinelo é bom, né?;-)
    Olhar estranho a gente quando usa cadeira de rodas. Eu me sinto um ET:-))))

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  11. Cada cultura suas peculiaridades né? Por aqui as americanas tb não são de se arrumar muito não, a não ser que vão sair para um date com o namorado, noivo ou marido.Eu acho que se cuidar e se arrumar tb é sinal que a pessoa se ama.Não acho futilidade.Agora tb não concordo com aqueles extremos de só sair se a unha tiver feita, o cabelo tiver na escova isso e aquilo.Tem dia que não dá tempo pra tudo isso e a pessoa tem que saber ter equilíbrio para não deixar de curtir a vida por menos.

    Com praticidade e cuidar de si mesma a coisa da certo :)!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo com os alemães que praticidade e inteligência são parentes bem próximas. E pelo que me lembro, você é pratica e inteligente. Por isso você se adaptou tão bem.

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!