Veja também:

3 de outubro de 2012

Engenharia e filosofia

Pois foi um e-mail que meu pai me enviou na semana passada que me fez refletir...

Reologia nao é a ciência que estuda os relógios, mas sim um ramo específico da mecânica dos fluidos.  Quem trabalha nessa área deve conhecer um tal de Número de Débora:

De = tc/tp

onde tc representa o tempo de stress e tp o tempo de observação. A interpretação desse número é que, dado um tempo longo o suficiente, todas as coisas fluiriam como líquidos. E é daí que vem o nome Débora, devido a um verso bíblico onde a juíza Débora diz que "as montanhas se derretem na presenca do Senhor".
...
...
ahhh o que? 

O número de Débora é uma medida do stress em relação ao tempo. Ele é usado para caracterizar o quanto um material se acomodaria ao ambiente de acordo com as condições específicas.
...
...
humm, ok e daí? 

Aí que entra a parte da filosofia...
Dado um tempo de observação suficientemente maior que o stress, as forcas internas se tornam grandes o bastante para que haja uma acomodação. Ou seja, toda tensão enfrentada, apenas é motivo de stress caso seja observada a um curto prazo. O número de Débora me fez pensar que se esperarmos o tempo determinado, todas as coisas fluirão livremente. No final, nao é uma questão de quão grande é o seu stress, mas sim em quanto tempo as coisas irão se acomodar...
Deu para entender alguma coisa?

9 comentários:

  1. Engenheira, o ideal é passar pelo tempo... viver o tempo e não contar o tempo, pois isso é o que causa stress... esperar despreocupada, permite liberdade para que tudo flua no tempo determinado. beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. e o e mail do seu pai, entra onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Inaie, meu pai foi o engenheiro que me enviou o email falando sobre o número de Débora...

      Excluir
  3. Oi Anna!!!!

    Deu sim !

    E como deu!!!!

    Ainda ontem estava falando com meu marido sobre estresse x tempo x espera . E eu achei fantástico o seu post!!!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  4. oi Debora! deu pra enteder sim... alis você explica bem viu.... verdade...
    e vc me animou com essa teoria, pois estou numa fase horrivel de stressss....
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      aiii que que ta pegando por aí em Dresden???
      bjsss

      Excluir

me presenteie com um sorriso, comente!