Veja também:

25 de dezembro de 2011

Anyway, Feliz Natal!

Quando criança, tive a sorte de fazer o jardim de infância em uma escola Cristã, onde fui ensinada que um certo homem barbudo de roupa vermelha não existia. Embora algumas vezes, meu avo se vestiu daquela maneira para nos distribuir presentes após a ceia...
Surpreendo-me com a necessidade que as pessoas tem de criar símbolos, numa tentativa de materializar a fé.
Não foram encontrados registros específicos de uma data certa para o nascimento de Jesus. Particularmente creio que  esse tipo de informação é muito útil para nos, humanos. Mas para Deus, o tempo dEle é tao diferente do nosso... Um ano, mil anos, dezembro, julho... Qual a diferença de tudo isso para aquele que criou o tempo?
Aqui na Alemanha, mais uma vez me surpreendi durante as celebrações natalinas.
Ao que me parece, os presentes das crianças católicas são trazidos por São Nicolaus, um padre muito caridoso que viveu anos atrás, usando um manto vermelho e barba branca. Qualquer semelhança é mera coincidência...
 Já para o comércio em geral, presentes são trazidos pelo Papai Noel (Santa Klaus), o bom velhinho do Polo Norte e do comercial da Coca-Cola.
E para as famílias protestantes, quem traz os presentes é o Christkind (Criança Cristo), que seria uma volta de Jesus como criança todos os Natais. Ele supostamente aparece nas janelas das casas e deixa presentes para as crianças boazinhas. Essa foi uma invenção de nosso irmão reformista  Martin Luther, com intenções de desviar a atenção dada a St. Nicholas.
A verdade é apenas uma, o evangelho tão simples, porque insistimos em complicar?




4 comentários:

  1. Obrigada, Ingrid, para você também! :)

    ResponderExcluir
  2. As duas fotos estao LINDAS!
    Espero que seu Natal tenha sido especial.
    Longe, com saudades, com novos amigos, novos momentos, que tenha sido merecedor de um belo sorriso ao final.
    :)

    Dany

    http://feriadopessoal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada !
    Um feliz Ano Novo para voce! E muitos sorrisos em 2012!

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!