Veja também:

14 de dezembro de 2011

Questão de Status - ambiente de trabalho

Cada lugar com suas regras.
E por aqui, para ser bem aceito existe uma porção delas a serem seguidas.

Sorria, mas não muito. Apenas o suficiente para se passar por simpático.
Fale, quando tiver algo de interessante a dizer. Não seja arrogantemente mudo.
Procure não aparentar uma imensa empolgação, mas também não demonstre o tédio. Mantenha-se em uma expressão neutra, com um ar levemente interessado. Caso alguém pergunte, diga que está motivado.
Em todo tempo, controle-se. Gargalhadas fora de hora, longos abraços, lágrimas ou qualquer manifestação de sentimentalismo exacerbado pode, e será interpretada como um sintoma de desequilíbrio mental/social.
Não comente suas mazelas, tristezas e até mesmo doenças. Ficar doente é algo que acontece, mas falar sobre a doença é algo indiscreto. A um certo nível, a doença é interpretada como um sinal de fraqueza, e os fracos são negligenciados.
É, na verdade, motivo de grande orgulho para todo alemão demonstrar que está perfeitamente bem. Talvez por um resquício da guerra, talvez por uma face do ego ser cultivada pela cultura local. A imagem mais cobiçada pelos bem sucedidos é de alguém que esteja 100% saudável, 100% trabalhando e 100% se divertindo (100% limpinho e cheiroso não conta, uma vez que banho não é prioridade). Mas no critério diversão, o tipo "party boy" não é dos mais populares. Diversão significa mencionar a imensidade de Hobbies que o proporcionam ser uma pessoa esportiva, culta e social. Citar o instrumento que toca, os Best sellers lidos esse ano e as últimas viagens para lugares como Bangkok, Deli, Istambul ou Nova Zelândia fazem parte de uma conversa rotineira na hora do almoço.
A beleza não é vista como necessidade, mas sim um dom restrito a poucos. Normalmente, pessoas muito bonitas e muito arrumadas, podem ser taxadas de "não muito inteligentes".
Pode parecer arrogante a princípio. Um tanto intimidador, para alguém que vem da divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Eu precisei procurar todos aqueles nomes de cidades em um  mapa para saber onde ficam. Mas com o tempo, tudo se aprende... Inclusive a sobreviver dentro da floresta das vaidades.

2 comentários:

  1. Tem muita gente que não costuma ler, e quando para
    para ler nutre-se de algo inútil.

    Muito bom mesmo, se foi vc quem escreveu parabéns.

    se não foi obrigado pela postagens.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiano e Joana
    Sim, o texto é de minha autoria, obrigada!

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!