Veja também:

29 de abril de 2012

Coisas que eu realmente gosto # 10

Aproveitar um dia de sol...
Poder usar aquele vestidinho que estava guardado a tanto tempo.
Ir para o centro da cidade sem ter nada para fazer por lá.
Encontrar os conhecidos também passeando pelas ruas.
Sentar em algum café com mesinhas na rua.
Aprender um pouco sobre esse jeito europeu de viver a vida...




26 de abril de 2012

O dia das garotas

Hoje na Alemanha, e também em alguns outros países, foi o dia anual das garotas. Nesta data, as corporações onde predominam trabalhadores do sexo masculino abrem as suas portas para receber garotinhas em idade escolar. As pequeninas tem então a oportunidade de conhecer novas profissões e também novas opções para seu futuro. Aqui na parte de engenharia computacional  nao foi diferente e hoje tivemos o prazer de receber cinco lindas menininhas sorridentes, falantes e cheias de perguntas. Eu gosto muito dessa parte mais social no trabalho: apresentar, conversar... Todo ano eu ajudo com muito prazer a organizar esse evento (post do evento no ano passado aqui).


Pois esta eu acredito será a última vez de dia das garotas por aqui... Será que no meu novo lugar de trabalho ano que vem também haverá algo similar?

25 de abril de 2012

Mais um capítulo da novela do encanamento...

Conversa dos proprietários:
- Já que vamos reformar o banheiro, vamos também resolver o assunto do reboco que cai no teto da sacada do quarto da brasileira!
- Sim, boa ideia.
-Vamos lá avaliar a situação no dia tal e hora tal. 
Dia de semana em horário comercial e eu tenho que estar lá, afinal a sacada fica no meu quarto...
Aí chega o tal dia, eu fico lá esperando até que me chega o recado:
- Nao poderemos ir hoje, mas iremos na semana que vem em outro dia também em horário de trabalho, tá?


Esperando ansiosamente...

Eu gosto de crianças, porque no fundo ainda sou uma... no quesito curiosidade principalmente!
A minha querida amiga blogueira Ge resolveu fazer um sorteio de comemoração ao aniversário do blog
E adivinha quem ganhou??? 



Ebaaaaaaaa  :)  Obrigada pelo carinho, Ge!
E esse é o selinho comemorativo de aniversário do blog dela: 


Falando sério, é muito legal ter um blog... 
Na verdade eu tinha o blog desde 2009, mas apenas escrevia, alguns amigos liam as vezes. 
Eu nao tinha costume de interagir com outros blogueiros até o dia em que descobri outros blogs de brasileiras que também moram na Alemanha. 
Gente assim como eu! 
Enfrentando os mesmos problemas, as mesmas dificuldades em um país diferente! 
Mas nao parou por aí... Descobri também outros blogs de pessoas no Brasil e no mundo! Pessoas engraçadas, pessoas surpreendentes, pessoas inteligentes, pessoas que tem algo a dizer, pessoas que nao são meras repetidoras, mas sim produtoras de suas próprias idéias! 
Sim, eu amo ter um blog! 
Obrigada a todos que fazem parte da blogosfera!

Vou aproveitar aqui e também divulgar o selinho da Cris


E os meus cinco escolhidos para divulgar o selinho são....
1) Luana
2) Geíza 
3) Wilqui 
4) Ingrid 
5) Barbie


Bolsa de estudos no Canadá

Em 2009 eu realizei uma parte do meu mestrado na Universidade Dalhousie, em Halifax, no Canadá.
Foi para mim uma oportunidade incrível!
Por isto eu gostaria de compartilhar aqui algumas informações úteis para quem deseja embarcar na mesma aventura...
Ainda hoje, eu li uma reportagem interessante (clique aqui para ler também) sobre a disponibilização de novos recursos para brasileiros no Canadá. Ao que tudo indica, novas portas se abrirão em breve, juntamente com convênios internacionais.
As oportunidades que eu conheço até hoje, são aquelas fornecidas pelo ministério da educação canadense:

http://www.cbie.ca/english/scholarship/non_canadians.htm

As oportunidades são apresentadas em forma de "competition", ou seja, apenas os melhores candidatos  serão contemplados com as bolsas. As categorias são: Undergrad para estudantes de graduação (programa CUSEP), Graduate para mestrado e doutorado (programa GSEP) e Postdoc (programa PDRF).
Eu, gracas a Deus, consegui a minha bolsa pelo programa GSEP. Outros dois colegas que estudavam na mesma universidade que eu, também conseguiram por este mesmo caminho.
O GSEP premia os estudantes com algo em torno de 10.000 Dolares Canadenses, que podem ser usados para custear a estadia do aluno no Canadá, passagem, despesas com visto, etc...  O tempo de estadia máximo para este projeto é de 6 meses - sim, esta quantia é suficiente para viver lá por 6 meses.
 O GSEP é um projeto de pesquisa unicamente. O aluno nao precisa frequentar aulas, mas é imprescindível que já possua um nível de inglês no mínimo fluente! Também é necessário que se possua contato anterior com algum pesquisador de dentro da universidade canadense escolhida, pois, na verdade, esse contato deve ser a pessoa que submete a proposta juntamente com você.
Se você ainda nao conhece ninguém por lá, o primeiro passo é dar uma olhada nos sites das universidades. Identifique um laboratório no qual gostaria de trabalhar (ou já tenha alguma experiencia) e escreva um e-mail (muito bem escrito) para o professor responsável.
O processo todo nao é tao complicado como parece... O visto de estudantes para o Canadá pode ser obtido por meio de um despachante (nao é necessário ficar na fila da Embaixada). Geralmente esses e outros custos são reembolsados posteriormente.
Vale a pena tentar!
A Luiza foi para o Canadá, mas quem quiser pode ir também!





23 de abril de 2012

Desabafo: Mais uma introspecção...

Posso até ser chata as vezes,
mas sou muito sincera.
Prometi a mim mesma que vou dizer aquilo que penso,
mesmo que seja incompreendida.
Claro, sempre com muita educação e diplomacia.
Mas se existe algo que eu realmente nao suporto,
é a falsidade.
É triste ver as pessoas se moldarem ao ambiente
e assumirem aquele comportamento padrão pré-estabelecido,
enquanto se esquecem de quem realmente são.
É como assistir um castelinho de areia ser dissolvido pelas ondas baixas, grão após grão, até que nada mais reste...




22 de abril de 2012

Assim bem light...

um dia sem vontade nenhuma de cozinhar...

09:30 - uma tigela de sucrilhos com leite
12:00 - ovos com queijo
13:00 - bananas grelhadas na manteiga, regadas com rum e açúcar
16:30 - andando no centro + fome =  McDonald's!
21:00 - fome de novo... vamos no Vapiano comer pizza!

21 de abril de 2012

Tunel do tempo: viagem para Curitiba



Em 2007, nós tres pegamos um busao e viajamos...viajamos... viajamos... Nao me lembro ao certo, talvez 12 horas, até chegar em Curitiba - aí voces concluem de onde nós saímos...
Eu nunca havia passado tanto frio até aqueles dias - mal sabia eu o frio que ainda havia de enfrentar...
Mas enfim, me apaixonei pela cidade. O jardim Botanico, as ruas tao organizadinhas. É uma cidade que eu me sentiria feliz em morar.
Tivemos momentos inesquecíveis juntas. Foi uma viagem maravilhosa. Tenho muita saudades dessas duas aí! Uma delas vem me ver daqui uns dias! A outra vai fazer muita falta...



20 de abril de 2012

Sábado de primavera...


Acordar com a luz do sol entrando pela janela...
Sentir aquela brisa e a sensação de que tudo está em uma constante mudança ao seu redor...

"Wake up, my heart! Wake up, O lyre and harp! I will wake the dawn with my song."

... and that's me!


19 de abril de 2012

Isso sim é romantismo...

Razão e sensibilidade (Sense and Sensibility) é um famoso romance de  Jane Austen, publicado em 1800. Esse é o tipo de leitura que te transporta para uma época distante, muito diferente da nossa. Uma época onde as pessoas pensavam em cada palavra que iriam dizer. As notícias demoravam para chegar. O tempo passava calma e vagarosamente.
O filme da história, gravado em 1995, retrata com fidelidade a obra:



Lindo, nao?

18 de abril de 2012

Criar filhos na Alemanha?

Uma das coisas que me incomoda as vezes quando penso em procurar trabalho por aqui é o fato que eu sonho em ter meus pequeninos um dia.
Quando leio nos blogs sobre mamães tao corajosas que criam com amor e cuidado seus filhos nesta terra eu me pergunto se conseguiria também tamanho feito.
Deve ser um desafio bem grande. Pois muitas das situações que uma criança enfrentaria seriam, do mesmo modo, também novas para mim, que nao estudei por aqui, nao cresci por aqui... Seria uma criança cuidando de outra?
Claro que,  a Europa oferece muitas vantagens. A segurança é uma delas. Deve ser muito bom poder brincar nos parques, correr por aí, sem aquela paranoia: olha, nao fica na rua senão homem do saco vem te pegar! Nao converse com estranhos! 
As crianças aqui vão sozinhas para a escola, algumas de trem. Eu as vejo pela manha. Mesmo quando neva, vão lá todas elas carregando a mochilinha... É tao bonitinho.
Mas por outro lado, minha família fica no Brasil, junto com minha cultura, meu passado, meus amigos. Ter um filho por aqui seria privar a criança de conviver com tudo o que pertence/pertenceu a mim?
Vocês, que tem filhos fora do Brasil, também se sentiram assim algum dia?

17 de abril de 2012

Das minhas esquisitices...

Desisti de tentar ser normal...

Considero-me uma pessoa com um alto coeficiente de adaptação. Tudo pode ser mudado: a língua, o clima, as roupas... Talvez por esta característica, eu possua a incapacidade de colocar os objetos sempre de volta no mesmo lugar onde estavam. Quando em salas de seminários, ou na época de estudos, na sala de aula, eu nao gostava de me sentar sempre no mesmo lugar. Mas como cada um tinha o seu, tentar possuir um lugar diferente era algo que incomodaria os demais.
Eu nao sei o porque. São poucas as coisas que me incomodam. Barulho nao é uma delas. Podem conversar alto, fazer festa, tocar guitarra. Nada disso me atrapalha a dormir. Alias, eu consigo dormir com facilidade em qualquer lugar, principalmente em salas de espera de consultórios, durante aulas com Power Point ou no ponto de ônibus. Mas tenho muita dificuldade para pegar no sono se houver alguma pessoa por perto com uma respiração profunda, audível. A frequência da respiração da pessoa alheia interfere na frequência da minha respiração e isso me impede de pegar no sono. Ronco então, é ainda pior. O ronco nao possui uma freqüência definida, é um ruído imprevisível, sem ritmo. Essa inconstância me irrita. Sim, me irrita.
Essa irritação se dá, acredito, porque eu dou uma extrema importância a todos os sons ao meu redor. Simplesmente, eu escuto tudo, principalmente cochichos. Quando estou trabalhando no escritório, sei exatamente onde cada um está, sem que me vire para olhar, apenas escuto o barulhos dos  passos. A maneira de andar, o tipo de sapato, são fatores que produzem uma batida diferente no chão.
É tamanha a importância do som para mim que eu costumo me lembrar das pessoas muito mais pela voz do que pela fisionomia do rosto.  A voz também me permite as vezes, identificar as emoções. Talvez porque eu tenha estado tanto tempo por aqui na Alemanha, sem entender muita coisa, que aprendi a interpretar os tons ao invés das palavras. Cheguei a um ponto que nao me importa o que dizem, e sim, como dizem. Recordo-me das frases mais do que das imagens. Seria isso um tipo de memória sonora?
Ironicamente, nao gosto de falar ao telefone. Das raras vezes que uso esse aparato, geralmente fico um tanto sem jeito. Prefiro conversar pessoalmente e quando nao é possível, por e-mail mesmo.
Um outro detalhe: eu tenho mania de contar as coisas que se repetem. Quantas vezes o palestrante ajeitou a gola da camisa, quantos cafés o rapaz da mesa ao lado toma, quantos cigarros o outro rapaz fuma por dia... Eu fico contando tudo, principalmente, o tempo. Sei que preciso de em média 3 minutos da minha casa ao ponto de ônibus, 12 minutos para comer o meu cereal e 25 minutos para limpar a sacada do meu quarto.
Tanta atenção ao tempo me faz planejar minuciosamente o meu dia todos os dias, com aquelas listinhas de afazeres e metas. Sempre fui assim, desde criança. Amo compromissos marcados com antecedência e nao gosto muito de programas de última hora . Faco exceção apenas para amigos e família.
Café é algo que eu bebo apenas socialmente, de vez em nunca, quando faco alguma visita e a pessoa oferece com todo o carinho: você aceita um cafezinho? Nao é que eu nao goste de café. O sabor me agrada e muito, mas os efeitos são catastróficos. Eu perco metade da minha coordenação motora após uma xícara de café. Tremo e fico extremamente ansiosa. Consigo viver sem café. As minhas compulsões são outras... Eu consigo devorar um pode de mel em um dia (algo em comum com o ursinho Pooh), ou então comer meio quilo de azeitonas - verdes, nunca comi uma preta, elas me são estranhas...
Álcool então? Nein, danke. Aprecio um bom vinho, mas aprecio muito mais um bom suco de uva...
Isso tudo fora as minhas manias de pessoa antiga...
É muito estranho?

14 de abril de 2012

Primavera em Narnia

É muito bom poder sair para andar sem casaco de neve novamente



Para Edmundo, foi uma sensação de horror e mistério.


Pedro sentiu-se de repente cheio de coragem.


Para Susana foi como se um aroma delicioso ou uma linda ária musical pairasse no ar.


Lúcia sentiu-se como quem acorda na primeira manhã de férias ou no princípio da primavera. 


(...)
— Ah, é, fale de Aslam!
— disseram as crianças em coro.
Pois, mais uma vez,tinham sido envolvidas por aquela estranha sensação
 que lembrava os primeiros sinais da primavera, e que parecia trazer notícias maravilhosas.


(...) É a própria primavera! E agora, que vamos fazer? 
(...) Não há dúvida alguma! Só pode ser obra de Aslam!


(...)
Quando a primavera mágica começou, 
todos concluíram que alguma coisa estava falhando, 
desastrosamente falhando, nos planos da feiticeira.


(...)
Falta pouco — disse o Sr. Castor, 
guiando-os encosta acima sobre o musgo macio da primavera
(tão fofinho sob os pés cansados)
para um lugar onde só existiam árvores muito altas e espaçadas.

C S Lewis , O Leão, a feiticeira e  o guarda-roupas.

13 de abril de 2012

Porque eu gosto da academia

Porque é o único lugar onde eu sei exatamente o que eu devo fazer: continuar!
Nenhuma decisão difícil. Nenhum processo demasiadamente complicado.
Apenas séries repetitivas... 3x10, 3x15, 3x20.
Lá eu nao preciso falar muito, nem em inglês, nem em alemão (exceto quando o treinador me usa para colocar em prática seus conhecimentos de espanhol).
Se algum colega vai comigo é bom. Se ninguém se habilita, vou sozinha.
Apenas eu, os pesos e o espelho.
Um canto para pensar.
Acredito que nos últimos anos as minhas decisões mais difíceis foram tomadas lá.
E quando começa a ficar monótono, basta trocar de academia. Novas pessoas, novo ambiente.
Nao é pelo tanto esporte em si que eu gosto de malhar. É simplesmente por encontrar lá uma espécie de refúgio.

12 de abril de 2012

Questão de tempo...

 4 meses obtendo novos resultados.
 3 semanas para agendar uma reunião.
 2 horas me preparando para a reunião.
 20 minutos de conversa com o chefe...

- E ae, como que foi a sua reunião? 
- Ah, normal, uns 20 minutos de conversa. 
- 20 minutos! Tao longa assim?! Você bateu o record! 


O pessoal por aqui nao perde tempo mesmo...
E dessa vez, eu estou cansada de novo... vou nanar. Boa noite para quem fica...

11 de abril de 2012

O alemão encanado

Aí ele me liga bravinho e fala:
- Você pode me explicar o que foi que você escreveu de mim no seu blog?
- ???
- Está cheio de comentários lá. Você escreveu que eu nao sou bom!
- Do que você está falando? Eu nao escrevi sobre você por esses dias!
- Escreveu sim! Está escrito no post: "O meu alemão deve estar muito ruim"!

Aulas de português urgente para o alemão!!!

@alemao: viu, agora sim eu escrevi sobre você!

10 de abril de 2012

Ficando loira aos poucos...

O meu alemão deve estar mesmo muito ruim... 

Toda vez que eu vou na cabeleireira eu digo: 
- Por favor, nao quero ficar loira. 
Mas acho que ela entende: 
- Por favor, me faz ficar um pouquinho mais loira! 

Cada vez que eu faco os retoques, vai ficando mais claro...
Na verdade eu me sinto muito feliz só de poder dizer que gostaria de cortar o cabelo. Nos meus primeiros meses aqui, esse tipo de coisa era conseguida apenas com mímica! Imagina eu lá no salão, fazendo gestos para explicar que queria aparar as pontas e morrendo de medo que a mulher cortasse demais!
As pessoas falam que salão de beleza por aqui custa muito caro. Mas nao é verdade. No final, acaba saindo o mesmo preço que no Brasil, se você for em um salão de qualidade. Os profissionais em geral são bons e os produtos também. Eu recomendo a linha americana Paul Mitchaell. 


9 de abril de 2012

Nuclear tests


along the time and around the world...


Pela fé

Esses vídeos me emocionaram a primeira vez que assisti.
Quem é que nunca teve alguma muralha que precisava ser derrubada?
Algum gigante como adversário? Ou problema que parecia nao ter solução?



Esse outro estava bloqueado no youtube, mas pode ser visto aqui no tape tv:
http://www.tape.tv/musikvideos/Kirk-Franklin/Imagine-Me

8 de abril de 2012

I seek you (ICQ)

Ele ainda existe!


Quem é que não se lembra dessa florzinha e do som de uma buzina de navio?

Aqui na Alemanha o pessoal ainda usa ICQ! Por todos esses anos, não caiu de moda!
MSN? Nunca ouviram falar...
E por que algumas amigas usam isso para se comunicar, voltei a usar o meu. Quando fui fazer login, demorei para me lembrar a senha, mas a conta antiga ainda permanecia lá. Devo ser a única brasileira que ainda usa esse serviço...

Para mim, páscoa é mais ou menos isso aqui:

6 de abril de 2012

Terra de flor (Blumenerde)

Fizemos essa sobremesa para pregar uma peça em duas amigas...



A receita original alemã chama-se Blumenerde (terra de flor) pois imita a terrinha usada em vasos de flores.
Durante o almoço, uma das minhas amigas, que está grávida, começa a comentar sobre seus desejos de comer terra, tijolo, etc.. E depois, na hora da sobremesa, ela come umas colheradas de "terra" retiradas do vasinho de tulipa colocado sobre a mesa. O espanto é geral, até que a surpresa é revelada: é uma sobremesa!

Ingredientes:
2 pacotes de paradiescreme
1 litro de leite
1 colher de manteiga
1 pacote de Frischekäse (tipo Philadelphia)
2 pacotes de Oreo
1 copo de sahne (cream)
1 pacote de Sahnesteif


Preparo: 
Prepare o Paradiescreme da maneira como descrita na embalagem. Adicione a manteiga e o Frischkäse e continue batendo em velocidade baixa. Reserve. 
Em um recipiente a parte, bata o Sahnesteif com o Sahne até obter uma boa consistencia. Misture com o creme anterior. 
Bata no triturador os biscoitos até formar uma farofa. 
Em um recipiente, adicione uma camada de creme, depois uma camada de farofa. Repita o processo até o topo e cubra com a farofa de modo a parecer um vaso de plantas. 
Enfeite com uma florzinha e surpreenda seus convidados!







Quem nunca passou por isso...


Questão de valores

Quando eu era criança, meus pais nao me compravam as roupas de marcas famosas e também nao me presenteavam com todos os brinquedos que eu desejasse de Natal.
Enquanto alguns colegas passeavam pela Disney nas férias, o mais longe que eu iria seria para a casa da minha avó. E eu esperava ansiosamente por isso durante o ano inteiro...
Eu observava algumas crianças na escola que tinham lindas canetas coloridas, cadernos e mochilas modernos. Mas com o tempo eu percebi que isso nao os ajudava a ter notas melhores...
Descobri então uma verdade: se existe algo capaz de te direcionar nao são as coisas que a vida lhe dá, mas sim o que você faz com elas. O pouco bem utilizado é mais útil que o muito desperdiçado.
Uma pequena quantia de vazio é importante, para que se compreenda o que é necessidade.
Alguns sonhos nao realizados contribuem para gerar movimento. São como o alvo de uma seta lançada. Sem eles, a seta seguiria a vagar flutuante até perder sua velocidade e sem forças, simplesmente cair em um lugar qualquer.
O impulso é algo que precisa surgir de dentro. Ele é alimentado por uma vontade, um desejo que brota nas entranhas. Esse processo todo pode ser definido como motivação.
E no final, isto nao é nada mais do que uma escolha pessoal. Eu escolho agir, ou eu escolho deixar acontecer...

4 de abril de 2012

A floresta das vaidades



As vezes o ambiente acadêmico me lembra da floresta na qual a Dorotty precisava atravessar...
Lions and tigers and bears


Quais são os meus planos para o feriado prolongado? Eu vou para o reino de Elsevier...
ou seja, preciso fazer umas correções em um paper...

alguém aí tem planos mais emocionantes?

3 de abril de 2012

Encanamento... a novela continua...

Só um instante, eu preciso dar um grito:

- AAAAAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!

Ok, agora vamos lá.

Recebi ontem um e-mail informando que os proprietários viriam visitar o apartamento para avaliar as possibilidades de uma reforma geral.
Hoje eles estão aqui, discutindo (em alemão) com o pedreiro na cozinha. Os planos incluem a troca dos aquecedores, substituição da banheira por um chuveiro, troca de piso e reparos no acabamento.
Eles esperam que os moradores possam de bom agrado tirar férias durante as reformas, porém isto nao estava exatamente nos meus planos...
Inclusive, eu planejo receber amigos e familiares por aqui neste verão!
Além disto, preciso terminar meu projeto este ano!
Um mês de férias definitivamente nao está dentro do meu cronograma!

2 de abril de 2012

Babysitting

Eu também quero ter um fofinho desses...


Realmente podemos aprender muito observando as crianças... As suas poucas palavras e gestos, lembram que a vida é um constante processo de aperfeiçoamento. E no final, tudo o que precisamos é ser como esses pequeninos...

1 de abril de 2012

Celebrations

Cada momento é único em sua essência.


Porém escolhemos apenas alguns deles para chamarmos de especiais,


e nos lembrarmos que a vida é, na verdade, uma grande vitória.


Simplesmente porque estamos todos aqui, hoje.


Isto já é uma conquista,


com um sabor especial quando estamos rodeados que pessoas amáveis.


Esses mesmos que nos dão motivos a mais para sorrir.


Neste final de semana foi a festa do aniversário de 30 anos do alemão.
Esta data é aqui bastante importante por simbolizar o início de uma vida madura e portanto costuma ser celebrada. 
Porém este alemão escolheu fazer a sua festa de uma maneira mais sul-americana... 
Foram momentos alegres e descontraídos, na presença de pessoas muito especiais. 
Obrigada a todos os que contribuíram para a realização desta celebração!