Veja também:

18 de abril de 2012

Criar filhos na Alemanha?

Uma das coisas que me incomoda as vezes quando penso em procurar trabalho por aqui é o fato que eu sonho em ter meus pequeninos um dia.
Quando leio nos blogs sobre mamães tao corajosas que criam com amor e cuidado seus filhos nesta terra eu me pergunto se conseguiria também tamanho feito.
Deve ser um desafio bem grande. Pois muitas das situações que uma criança enfrentaria seriam, do mesmo modo, também novas para mim, que nao estudei por aqui, nao cresci por aqui... Seria uma criança cuidando de outra?
Claro que,  a Europa oferece muitas vantagens. A segurança é uma delas. Deve ser muito bom poder brincar nos parques, correr por aí, sem aquela paranoia: olha, nao fica na rua senão homem do saco vem te pegar! Nao converse com estranhos! 
As crianças aqui vão sozinhas para a escola, algumas de trem. Eu as vejo pela manha. Mesmo quando neva, vão lá todas elas carregando a mochilinha... É tao bonitinho.
Mas por outro lado, minha família fica no Brasil, junto com minha cultura, meu passado, meus amigos. Ter um filho por aqui seria privar a criança de conviver com tudo o que pertence/pertenceu a mim?
Vocês, que tem filhos fora do Brasil, também se sentiram assim algum dia?

12 comentários:

  1. Não sei, cada um tem sua experiência. Já morei fora, e foi bom e ruim... ao mesmo tempo, principalmente pras crianças. Mas tenho o exemplo que uma amiga que se casou e teve os filhos - maravilhosos - fora. As crianças só falam portugues (com sotaque gaúcho) em casa, sabem tudo do Brasil, foram criadas vendo programas infantis nacionais, etc e tal... claro que deu trabalho, mas são super bem estruturadas. Visitam o Brasil a cada dois anos para não perderem contato com a família e cultura materna, enfim... de algum modo deu certo. Outra amiga, casou mas optou por não ter filhos... já tinha uma enteada e como ela msm conta... essa não era a praia dela.
    Não tenha medo, tudo se ajeita. Mas que não se engane... maternidade não é fácil, mas é MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir
  2. Anna, obrigada pela visita no Eterno.
    Fiquei lendo seu texto e tentando me colocar no seu lugar, imagino que a decisão de ter um filho fora do Brasil não deve ser nada fácil mesmo, as suas raízes falam mais alto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. acho que deve ter no Brasil e ponto! hahaha opinião nadaaaa imparcial ! =P

    ResponderExcluir
  4. brincadeira De... tudo na vida tem lado bom e ruim! ser capaz, voce seria com certeza!! bjoos

    ResponderExcluir
  5. Mas você pretende fixar residência aí, Engenheira?

    Enfim, ainda assim isso seria possível, tenho uma prima que morou uns 5 anos na Bélgica e criou 3 filhos aí, sendo que a mais nova, nasceria na Bélgica, então um mês antes, ela veio ao Brasil para ter a criança e depois voltou, além disso, ela sempre vinha ao Brasil visitar a família... Hoje em dia ela está de volta ao Brasil, mas diz que o tempo que passou aí, foi muito bom para as crianças.

    O mais velho dela tem 7 ou 9 anos, não lembro ao certo, mas ele fala Inglês, Francês e o nosso Português fluentemente sem erros.

    beijins e boa decisão! ;)

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    @Geiza: eh, tudo que eh bem controlado tem uma maior probabilidade de dar certo...

    @Neia: eh verdade...

    @Mariel: eh vou ter no Brasil, ai vc me ajuda a cuidar? rsrsrsr Brincadeira... quem ve pensa que eu ja to gravida e casada neh? kkkkkk

    @Barbie: nao sei ainda se pretendo ficar aqui... estou em fase de avaliar as possibilidades...

    bjs a todas!

    ResponderExcluir
  7. Débora, não tenho filhos, mas este sempre foi um assunto constante na minha vida. Sempre sonhei em ser mãe. Minha família é super unida. Eu só tenho um sobrinho que é extremamente ligado ao meu pai, e sempre fico pensando como vai ser qndo tiver meus filhos?? Estou longe, e mto provavelmente o encontro em família vai ser uma vez por ano :( Infelizmente, não vejo possibilidade de retorno para o Brasil, por conta da profissão do meu marido, então se quero realizar o sonho de ter filhos vou ter que aprender a conviver com a distância e tornar possível que a minha cultura faça parte da cultura dos meus filhos tbm. Leio bastante a respeito, e vejo várias pessoas que fizeram dar certo. Não acho que vai ser a situação ideal para aquilo que gostaria (todo Domingo na casa dos avós rsrs) mas acho possível fazer com que os filhos consigam conhecer e viver um pouco da nossa cultura e ainda ser apegado a família que está longe!! Mto boa sorte em encontrar o q vai funcionar melhor para vc!!Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Anna querida,

    dúvidas são inerentes a quem deseja ter filhos, é sempre um desafio, aqui ou fora do Brasil, acho mesmo que em qualquer das situações a mãe aprende junto com o filho, ambos crescem, por isto não se prive de nada, viva e tenha o filho que tiver de ter em qualquer lugar do mundo, sua base, sua criação ele herdará de qualquer modo isso é inevitável, mesmo estando fora do Brasil um filho sempre assimila os valores e a história de vida da mãe, pois você passará isto pra ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline,

    Pois é, eu tambem tinha essa imagem de final de semana com os avós. Ter os filhos assim tao longe sinificaria férias de verao com os avós... Será que isso é bom?

    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Olá Van,

    poxa, obrigada pela suas palavras!

    bjsss

    ResponderExcluir
  11. ANNA, NÃO SE AFLIJA TANTO...

    "Vossos filhos não são vossos filhos.
    São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
    Vêm através de vós, mas não de vós."
    ( Gibran Khalil Gibran )
    EU QUERO DIZER QUE SE DEUS A POS FRENTE A ESTA SITUAÇÃO É PORQUE ELE SABE QUE VC VAI RESOLVER...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  12. Olá Jan,

    poxa, obrigada pelas palavras...
    é na verdade, Deus que nos direciona...

    beijos!

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!