Veja também:

25 de outubro de 2012

Coisas que eu realmente gosto # 12

Sou uma leitora sazonal. 
Inclusive, agora que está chegando o inverno, preciso abastecer a minha estante. Alguém tem boas sugestões? 

Sempre gostei de ler. 
Aprendi um tanto antes da hora e lia tudo o que achava, principalmente se me dissessem que aquilo nao era para crianças, ou que eu nao entenderia. Minhas primeiras leituras também incluíram obviamente as Cronicas de Nárnia (mas depois que meu pai já havia lido todas elas para mim na hora de dormir no ano anterior).  Ah eu chorei tanto quando o leão foi morto! Porque mataram ele? -  eu perguntava desconsolada. Esses e mais alguns outros livros infantis ainda são a minha paixão, como Le Petit Prince: "On ne voit bien qu'avec le cœur. L'essentiel est invisible pour les yeux". Mais tarde um pouco, com 10 anos e quando eu nem sonhava em vir um dia para a Alemanha, o Diário de Anne Frank também me arrancou algumas lágrimas. Dom Quixote de la Mancha me despertou o interesse aos 13. E O homem que calculava me desafiava aos 15, 16...
Curiosamente, e como todo adolescente tem que ser um pouquinho rebelde, eu odiava as aulas de literatura da escola. Nunca li uma obra recomendada pela professora por completo. Porque temos que aprender sobre Camões e nada de Shakespeare, reclamava eu naquela época. 
Durante a faculdade, embora estudando engenharia, comecei a me interessar por esses livros de pseudo-psicologia, psiquiatria e neurologia. Isso foi logo após um estágio que fiz em uma empresa biomédica. Tive que estudar um pouquinho sobre o funcionamento do cérebro humano, algumas cirurgias no cranio, e achei tudo aquilo o máximo! Ainda hoje me atrevo a andar por essa estrada desconhecida e perigosa. Dentre os meus favoritos, recomendo The man who mistooke his wife for a hat, onde um neurologista da década de 80 narra os mais bizarros e interessantes casos que já passaram pelo seu consultório.  
Tudo isso era muito interessante para a minha mente. Mas o meu espírito permanecia faminto.  Comecei a procurar por títulos religiosos (digo, cristãos). Li sobre os mais variados autores, pertencentes a diversas correntes. Algumas dessas leituras me foram uma benção. Mas muitas delas apenas me serviram de confusão. Certos absurdos teológicos nao são nem ao menos dignos de serem mencionados. 
No meio de tantas opiniões divergentes, decidi que o único tipo de literatura religiosa no qual eu iria me fundamentar seria na boa e velha bíblia, que eu abri e comecei a ler. E li inteirinha. Quando acabei comecei de novo. E assim foi e até hoje é, nem sei por quantas vezes mais. Foi a melhor decisão. Depois comecei a procurar por outras traduções e linguagens.  Posso dizer seguramente que esse é o meu livro favorito de todos os dias. Nada o substitui.  Antes eu o achava difícil de entender, mas hoje, se tornou uma parte de mim. 


E você, qual é o seu livro favorito hoje?

15 comentários:

  1. Olá!
    Eu terminei "O morro dos ventos uivantes" e estou meio engasgada com "Enterrem meu coração na curva do rio".

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você sobre a Bíblia. Também amo ler, e menos rebelde, lia tudo que os professores pediam na escola e um pouco mais, era uma ratinha de biblioteca. Um dos últimos livros que fiquei empolgada para saber o final foi O Caçador de Pipas.

    ResponderExcluir
  3. Anna, que coincidência! Também sou engenheiro (mecânico) e sempre fui rebelde para com as leituras escolares e best sellers. Os best sellers me irritavam profundamente. Geralmente eram livros superficiais e muito comerciais. O tempo veio passando e eu fui lendo o que me deu na cabeça. Tive sempre uma certa preferência pela psicologia e daí para livros cristãos até descobrir que o livro mais completo era a bíblia. No começo era difícil eu entender mas aos poucos foi me ensinando que ali estava a receita de bem viver.
    Um garnde abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Anna! A biblia realmente eh o melhor livro. Lembro da primeira vez que comecei a ler por inteira, e aqueles livros de Moises e toda a explicacao das leis me matavaaa...haha. Meus livros prediletos sao os escritos por Paulo. Paulo é o exemplo que mais me inspira na biblia. Eu amo ler mas nao leio o qto gostaria. Minhas lembranca de livro predileto na adolescencia e acho que até hoje é "meu pé de laranja lima". Choro toda vez que leio, como se fosse a primeira vez. Um dos meus livros prediletos tb é um chamado "medico de homens e de almas" que conta a historia de Lucas, da biblia. Um livro interessantw tb cristao é o "cristianismo puro e simples" do CS Lewis. Otimo livro. Tem um que bem lindo mas faz meses q estou pra terminar é o "Crazy Love" by Francis Chan, tb cristao. Tem uma trilogia muito boa que saiu um filme recentemente, "the girl with the dragon tatoo". :) Espero que seu inverno seja cheio de boas leituras. Beijo! :)

    ResponderExcluir
  5. Também adoro ler, Engenheira e concordo que o livro número 1 é a Bíblia. beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Oi Débora!!!

    Ler para mim é como respirar a onde quer que eu vá levo um livro, não vivo sem livros.
    Também acho que a Biblia é o mais fundamental, principalmente porque tudo o que ali consta é muito verdadeiro. É difícil citar um livro favorito, pois são muitos livros bons que valem à pena ler e reler, eu gostei muito de "A Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera.
    Bjs :)



    ResponderExcluir
  7. DORO ler...
    recentemento ganhei um livro da Angie (do blog Joaninha Bacana), ela mora aqui na Alemanha também, e foi um doce me mandando pelo correrio este presente que ameiiii... o nome do livro é "A mulher do viajante no tempo"... bem bacana!!
    Meu preferido?? hummm dificil viu... gosto de tantos...
    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  8. Olá Débora!
    Tá aí uma leitura que ainda não fiz... A da bíblia. Te parabenizo por tê-la lido várias vezes... Quanto mais lemos um determinado texto, mais aprimoramos nosso entendimento e elevamos nossa compreensão.
    Um dos meus livros favoritos foi "Comer Rezar e Amar". Também gostei muito do "Poder do Agora", do alemão Eckhart Tolle. Atualmente estou lendo "A doce vida na Úmbria". Gosto muito de ler sobre experiências de estrangeiros fora do país de origem.
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Adoro ler, gostei muito de Soma dos dias de Isabel Alende, e adoro Paulo Coelho.
    A biblia é a melhor dica de todas.


    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Que lindo este post, adorei saber que você adora ler! O Diário de Anne Frank é um dos meus livros favoritos, e aaah, chorei todas as vezes que li o Pequeno Príncipe! Você conhece o Skoob, Anna? É um site onde você pode organizar tudo o que você leu, por data, etc, adicionar livros que você quer ler...eu adoro! Assim nunca me perco nas leituras. Eu te indico O Dia do Curinga e Através do Espelho, ambos do Jostein Gaarder, são meus livros favoritos! Lindos demais, acho que você ia gostar muito.

    beijos, e boa leitura! hehe

    ResponderExcluir
  11. Lia bastante..agora com o tempo corrido, não estou lendo mais como antes um bom livro!! Preciso retornar esse hábito..Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  12. Ana,

    Para ser sincera o meu livro atual é o "50 tons de cinzas", mas um que te recomendo é o "Amor nos tempos do Colera" coincidentemente é o post de amanhã.

    Outro que adoro é "Orgulho e preconceito".

    Boa Leitura. *.*
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Meu livro favorito hoje? hunnn... to lendo o Hobbit, que eu tinha lido uns 20 anos atras... E como eu estou devorando esse livro sem parar, acho que eh ele meu livro preferido HOJE! Logico que tenho muitos e muitos outros... =)

    ResponderExcluir
  14. ola, tudo bem?

    passeando pelos blogs da vida, achei o seu! Gostei bastante e por isso resolvi te seguir. Gostei dos seus textos e de como narra. Bjs boa semana.

    http://rackneves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, também li o livro do homem que achou que sua mulher fosse um chapéu e nunca me esqueço do impacto que causou em mim... Depois dele fiquei muito interessada pelo tema da demência na velhice. Talvez pelo fato de ter tido duas bisavós com Alzheimer..

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!