Veja também:

25 de abril de 2012

Bolsa de estudos no Canadá

Em 2009 eu realizei uma parte do meu mestrado na Universidade Dalhousie, em Halifax, no Canadá.
Foi para mim uma oportunidade incrível!
Por isto eu gostaria de compartilhar aqui algumas informações úteis para quem deseja embarcar na mesma aventura...
Ainda hoje, eu li uma reportagem interessante (clique aqui para ler também) sobre a disponibilização de novos recursos para brasileiros no Canadá. Ao que tudo indica, novas portas se abrirão em breve, juntamente com convênios internacionais.
As oportunidades que eu conheço até hoje, são aquelas fornecidas pelo ministério da educação canadense:

http://www.cbie.ca/english/scholarship/non_canadians.htm

As oportunidades são apresentadas em forma de "competition", ou seja, apenas os melhores candidatos  serão contemplados com as bolsas. As categorias são: Undergrad para estudantes de graduação (programa CUSEP), Graduate para mestrado e doutorado (programa GSEP) e Postdoc (programa PDRF).
Eu, gracas a Deus, consegui a minha bolsa pelo programa GSEP. Outros dois colegas que estudavam na mesma universidade que eu, também conseguiram por este mesmo caminho.
O GSEP premia os estudantes com algo em torno de 10.000 Dolares Canadenses, que podem ser usados para custear a estadia do aluno no Canadá, passagem, despesas com visto, etc...  O tempo de estadia máximo para este projeto é de 6 meses - sim, esta quantia é suficiente para viver lá por 6 meses.
 O GSEP é um projeto de pesquisa unicamente. O aluno nao precisa frequentar aulas, mas é imprescindível que já possua um nível de inglês no mínimo fluente! Também é necessário que se possua contato anterior com algum pesquisador de dentro da universidade canadense escolhida, pois, na verdade, esse contato deve ser a pessoa que submete a proposta juntamente com você.
Se você ainda nao conhece ninguém por lá, o primeiro passo é dar uma olhada nos sites das universidades. Identifique um laboratório no qual gostaria de trabalhar (ou já tenha alguma experiencia) e escreva um e-mail (muito bem escrito) para o professor responsável.
O processo todo nao é tao complicado como parece... O visto de estudantes para o Canadá pode ser obtido por meio de um despachante (nao é necessário ficar na fila da Embaixada). Geralmente esses e outros custos são reembolsados posteriormente.
Vale a pena tentar!
A Luiza foi para o Canadá, mas quem quiser pode ir também!





5 comentários:

  1. É muito bom ter a oportunidade de estudar fora do país e suas dicas podem ajudar muito quem t a querendo realizar esse sonho e anda meio perdido :)
    Cada vez mais estao sendo realizadas feiras de intercambio nas unis brasileiras. Muito bom memso!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ter a oportunidade de estudar fora do país e suas dicas podem ajudar muito quem t a querendo realizar esse sonho e anda meio perdido :)
    Cada vez mais estao sendo realizadas feiras de intercambio nas unis brasileiras. Muito bom memso!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ingrid,
    eu gosto muito de ajudar quem está tentando sair do país... acho que todos merecem uma chance!
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Que dicas boas, Engenheira!

    Muito legal de sua parte compartilhá-las, pois uma bolsa assim, certamente, direciona o estudante para uma carreira profissional mais promissora.

    Pena que meu Inglês não é lá essas coisas... sabia que até um possível namorado eu "já perdi" por conta disso? Infelizmente não tive oportunidade de aprender qualquer idioma na infância e nem na adolescência... na vida adulta, iniciei um curso, mas parei por ter que colocar outras prioridades na frente, contudo não tirei essa possibilidade de meus planos... ;)

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Anna, que informação útil e generosa!

    Vou passar para quem interessa este assunto. Obrigada!

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!