Veja também:

30 de março de 2012

Alemanha - custo de vida / estilo de vida

Aos pouquinhos eu entendi, que tudo aqui na Alemanha tem um custo. Ou custa o seu tempo, ou custa muito do seu dinheiro.
Apenas algumas semanas após a minha chegada, eu adquiri um pequeno daqueles que tocam rádio, Mp3, CD, etc. E alguns dias depois, chegou logo a cartinha do departamento de impostos sobre ondas magnéticas (GEZ). Por possuir um rádio eu agora precisava pagar a quantia de 5.75 Euros por mês (quem possui TV essa quantia sobe para 19.75 Euros mensais). Exatamente, você paga por emitir ou receber ondas!

Nao ter um carro pode custar do seu tempo caso você use o sistema de trens e ônibus para se locomover. Mas ter um carro custa do seu dinheiro. Apesar que os carros em si nao custam muito caro por aqui, para manter um você precisa, na maioria das vezes, pagar o aluguel de uma garagem. Muitos apartamentos nao possuem estacionamento próprio (a maioria deles). Uma garagem coberta custa em torno de 50 euros mensais dependendo a sua localização. Ou seja, você chegou em casa cansado, ainda deve levar o carro até a garagem (que pode ficar a uns 5 minutos do prédio onde você mora) e voltar para casa a pé. Sair de carro também custa. Quase todos os estacionamentos são pagos. Em horário comercial podem custar 1.5 ou até 3 euros por hora. Isso tem falar no seguro e revisões periódicas, que são todos obrigatórios por aqui. E são obrigatórios mesmo! Se você nao fizer, eles vão atras.

Seguro de saúde também é obrigatório, nao tem como escapar. Mesmo assim, muitas vezes você precisa pagar a consulta na hora e depois enviar a conta para a companhia de seguro para receber o reembolso.

E o que custa barato por aqui?
Você pode arrumar programas culturais (como concertos musicais, opera, teatro) muito bons por um preço bastante acessível.
Geralmente passeios na natureza também são um programa mais em conta. Existem jardins lindos e muito bem cuidados, perfeitos para um picknik de primavera!
Queijos, vinhos e outros artigos alimentícios super taxados no Brasil são facilmente encontrados por aqui em uma grande diversidade de tipos também preços.
E quem está de malas para cá... Roupas podem ser encontradas aqui por preços bem baratos. Maquiagens e perfumes também! Deixe para renovar o guarda-roupas quando chegar!
As vitrines nessa época estão cintilando com as novas coleções de primavera...
Vou colocar aqui alguns links com as minhas lojas preferidas:

Super atual, sempre tem alguma coisa que eu gosto:
http://www.esprit.de/de/
http://www.soliver.de/on/demandware.store/Sites-soliverDE-Site/default/Search-Show?cgid=wo_ko_ts_tops_streifen
http://www.veromoda.com/de/gallery/fr%C3%BChlingsommer

Coisinhas mais baratinhas, modinha e básico:
http://www.hm.com/de/
http://www.c-and-a.com/de/de/shop/start.html

Favoritas (mas nem sempre da para encarar...):
http://de.tommy.com/on/demandware.store/Sites-DE-Site/de_DE/Default-Start?wt_mc=de.sem.google.product.x.x&gclid=CJK60a-nj68CFci9zAodZWkExw
http://www.marc-o-polo.de/damen/

12 comentários:

  1. Oi, Ana

    Talvez é por isso que as coisas funcionem por ai...aproveita por vc e por nós as comprinhas rsrs


    Um ótimo fim de semana.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. oi Debora!
    nossa, lendo o inicio, até desanima né... tudo paga!!!
    Sobre carro iremos pensar mesmo se vale a pena, fogo é sair pra baixo e pra cima com crinça, teremos que sentir isso...
    Agora a parte cultural é que vale a pena... que legal!
    e suas dicas de sites, ameiiii... coisas de meninas né!!! rsrsr
    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Não tudo é perfeito, não é verdade Engenheira? ;]
    Se por um lado gasta-se com eletrônicos, automóveis e saúde, por outro, lucra-se com passeios culturais, moda e alimentos.
    Detalhe: Adorei as dicas de lazer e das lojas... tem até C&A, se bem que essa loja é internacional mesmo... vi um vestidinho azul com um casaqueto lindinho... (risos)
    beijins e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Informações muito interessantes!
    Não sabia sobre a taxa para rádio e TV, mas tenho um amigo alemão que apesar de ter carro, usa apenas para passeio especial num final de semana qualquer, para tudo ele usa trem.
    Obrigada por compartilhar fatos interessantes no seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi Anninha

    mas os alemães também prezam muito o certo. E assim como tudo tem um custo você também pode se ressarcir de muitos custos. Sugiro para quem chega que procure achar um Steuerberater, ou seja, um contador para fazer o imposto de renda, porque ao contrário do Brasil, aqui se pode descontar muita coisa, inclusive vooos para o Brasil para visitar a familia, telefonemas para a familia, internet para skype, custos de moradia, transporte e muitas outras coisas. Um contador cobra por volta de 200 euros para fazer seu IR (que você também pode descontar do IR do ano que vem!!), mas vale a pena, pois a restituição é bem maior. Também tem o Kindergeld e freibetrag, que é ajuda de custo para cirar os filhos, e não é 1 real como o salario familia...
    Importante é guardar todos os recibos para descontar do IR (luz, aquecimento, aluguel, km rodado com o carro, e vai por ai)

    ResponderExcluir
  6. Anninha,
    voce tambem poderia escrever a respeito do ambiente de trabalho na Alemanha, o que se espera de vc, o que pode e o que não pode, colegas, horários, férias e feriados, etc.
    E esqueic de escrever no post anterior, mas até a viagem diaria de carro pro trabalho pode descontar do IR... ;)

    O Anonimo

    ResponderExcluir
  7. ahhh, os queijos... a preço da banana... minha perdição...

    ResponderExcluir
  8. Oi Anna,

    que post útil, além de esclarecedor.

    Bom domingo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Débora!!!

    Em todo lugar tem taxas mas pelo menos alguns são bem aplicados e utilizados e não desviados em falcatruas... A quantidade de imposto que se paga no BRASIL é tão abusiva e a corrupção nogenta que nem sei como o povo aguenta...
    Bom fim de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal:

    @Rosangela: obrigada :) boa semana para voce!

    @Ana: voce tem que visitar essas lojas quando estiver aqui!

    @Barbie: Sim tem uns vestidinhos lindos lá nesta estacao!

    @Paulistana: é o sistema de trens é muito bom aqui!

    @Anonimo: Poxa nao sabia dessas coisas! Obrigada por acrescentar tudo isso! Vou me informar melhor e escrever sobre isto também!

    @Babisenberg: a minha também!

    @Van: obrigada :)

    @Bia: sim eu nao posso reclamar da aplicacao das verbas aqui...

    beijos e uma boa semana a todos!

    ResponderExcluir
  11. Acho que aqui ainda não tem esse impostos sobre ondas magnéticas hehehe, mas estacionamento é muitoo caro! Ainda bem que temos o nosso! Legal saber dos custos de vida por aí!

    ResponderExcluir
  12. é isso mesmo Ana, TUDO se paga! TUDO. Tbm a tv... acho tbm incrivel... só nao sei se pagamos as ondas nao, meu marido me contou isso qd cheguei aqui, mas agora to por fora.
    A garagem, por sorte temos no predio, certa vez quase alugamos uma casa sem garagem, o que acho chato é ter que deixar o carro fora e no inverno ter que tirar a neve de cima, aii nao, aquilo é mt chaaaaato, pior que pagar mt caro!

    como vc disse la comigo, tem um tempo que morar em lugar mt frio, cansa :-/
    Mas ainda amo isso aqui, qd cansar: Espanha,ai vamos nós! :-)

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!