Veja também:

17 de junho de 2012

Motivação que vem do sangue...

Para quem nao sabe, meu pai também é um engenheiro e meus irmãos estão seguindo este mesmo caminho. Conseguir separar família e trabalho é para mim algo fora de cogitação. Em tudo o que eu faco eles fazem parte também. Ou pelo menos era assim quando eu morava no Brasil. Em cada apresentação, participação em congressos, conferencias, era só olhar para a primeira fila que meu pai estava lá me apoiando e tirando algumas fotos.
Eu me vi sem esse privilégio pela primeira vez quando participei de um congresso no Canadá em 2009 (explico aqui). De lá para cá, vim me acostumando, com a falta de minha família e amigos, com o trabalho em inglês - em alemão ainda nao... Mas confesso que essas coisas são obstáculos adicionais a serem superados quando de deseja construir uma carreira fora de sua terra.
Esta semana, precisei dar uma apresentação sobre meu tema de pesquisa para o instituto que financia o meu projeto. A minha ansiedade me fez chegar lá com uma hora de antecedência e aquele friozinho na barriga... Mas, ao entrar no prédio, fui recebida por um moco que me pergunta:
- Você é brasileira?
Ahhhh! Um brasileiro também trabalhando aqui! Que legal!
Esqueci o nervosismo na hora. Como é bom ter alguém do mesmo sangue por perto, poder bater um papo em português...

8 comentários:

  1. Eu conheci alguns brasileiros na China e foi muito bom tambem! =)

    ResponderExcluir
  2. que bom né Debora!!!
    adorei saber sobre seu pai... que belezinha ele te apoiando... imagino como vc deve sentir falta disso..
    beijos guerreira!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Anna, que coragem você hein, eu ia ficar hiper nervosa também em apresentar um trabalho em inglês e em outro país ainda por cima! hehe mas tudo deu certo, que bom que o nervosismo foi embora quando você encontrou um brasileiro!

    Aquela roupa que usei não é um vestido, é um collant e uma saia! Obrigada pelo elogio, que bom que você gostou! Eu vou dar uma olhada em uns sites de layouts pra eu me inspirar também...mas eu gosto de fazer meu layout eu mesma. Sobre essa motivação que vem do sangue, aqui em casa somos igual a sua família, mas fomos em outra direção: minha mãe fez Letras e eu e minha irmã mais velha também fizemos. O sangue não nega! rs

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, que legal a família toda na mesma área profissional, vocês certamente têm muitos assuntos em comum para conversar.

    Bom domingo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que maximo, todos nos mesmo caminho profissional...
    Vc é uma caixinha de surpresas boas, sempre que abro saio rindo rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Anna1
    Que boa esta herança! Acho bonito isso. Deve ser um tanto angustiante passar por uma situação assim, tiro por mim que sou super tímida e falar em público foi sempre um grande problema imagine em outro idioma e e fora de meu país. Boa sorte aí com suas apresentações, admiro quem busca estas conquistas fora de sua pátria.
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  7. Débora eu tinha a mesma sensação... it feels like home quando a gente encontra alguém com a mesma identidade cultural que a nossa!
    Espero que a apresentação tenha sido ótima!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa tb tem uma linha de engenheiros hahaha

    Vc estuda o que? Eu fiz producao no brasil e continuo estudando por aqui, agora IT.

    Bj

    ResponderExcluir

me presenteie com um sorriso, comente!